Brasil e Argentina firmam acordo de cooperação na área de comunicação

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo, aproveitando a comitiva presidencial brasileira à Argentina, celebrou com as autoridades daquele país um acordo de cooperação internacional na área de banda larga e no intercâmbio de informações regulatórias. Trata-se do Plano de Ações Conjuntas com o governo argentino que visa a aproximação entre o Plano Nacional de Banda Larga brasileiro e o Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada. Recentemente, a Argentina passou também por experiências importantes para desenvolver um marco regulatório para as comunicações. Ainda que o convênio não trate desse tema, o acordo trata dos seguintes tópicos:

* Interconexão – trocar experiências com planos de fibra ótica a cargo dos operadores nacionais de ambos os países com incumbência de desenvolver redes estatais; incorporar aos projetos regionais de integração física entre os dois países a implantação de dutos para a passagem de cabos e fibra ótica; coordenar esforços no projeto de transposição de cabo óptico do Oceano Atlântico; implementar Ponto de Troca de Tráfego na região da fronteira até 2013.

* Regulação – trocar informações em matéria de legislação, normas jurídicas e técnicas sobre espectro e padronização das comunicações nos dois países.

Notícias relacionadas

* Política Industrial – estabelecer associação estratégica na produção de equipamentos e trocar informações sobre programas e políticas na área industrial que visem tornar acessíveis aos cidadãos brasileiros e argentinos equipamentos de acesso à internet. Envidar esforços no sentido de interconectar a ARSAT e a TELEBRÁS, as duas estatais argentina e brasileira.

* Inclusão Digital – intercambio de experiências exitosas na área de inclusão digital nos dois países.

* Conteúdos Digitais Interativos – trocar experiências de plataformas e ferramentas na área de tecnologia da informação, além de, entre outros, desenvolver a produção conjunta de conteúdos digitais e interativos; instalar centros de armazenamento e processamento de dados como forma de internalizar o tráfego de dados em seus territórios.

* Concertação Política – Participar de forma coordenada nos fóruns internacionais sobre sociedade da informação, em especial nos temas relativos à governança na internet.

* Pesquisa – buscar coordenação entre as instituições de capacitação na área de telecomunicações e interconectar as redes de pesquisa e desenvolvimento.

* Financiamento – trabalhar coordenadamente na definição de mecanismos de financiamento e acesso a crédito para projetos estratégicos na área, sejam públicos ou privados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!