Até 15% da base brasileira será de 3G ao fim de 2009, prevê Qualcomm

Em 2008, a adesão à terceira geração (3G) de telefonia celular ainda será pequena no Brasil. Mas ao fim de 2009 os usuários com aparelhos habilitados para essa tecnologia devem representar entre 10% e 15% da base de assinantes no País. Isso deve significar algo entre 16 milhões e 24 milhões de linhas, das quais cerca de 2 milhões deverão ser modems e placas para acesso em banda larga móvel em 3G. A previsão é do presidente da Qualcomm no Brasil, Marco Aurélio Rodrigues.
Para o executivo, o lançamento de novas redes 3G no País aquecerá o mercado de troca de celulares. ?Ano passado, foram vendidos 25 milhões de celulares para troca. É uma quantidade grande. E a tendência é crescer?, avalia Rodrigues.

Chipsets

Notícias relacionadas

O avanço de redes WCDMA mundo afora é lucrativo para a Qualcomm. Além de fabricar chipsets com essa tecnologia, a empresa fatura com royalties por suas patentes. Atualmente, 60% da receita da companhia provêm da venda de microprocessadores e 30%, de royalties.
Em 2007, a Qualcomm vendeu 270 milhões de chipsets no mundo inteiro, dos quais cerca de 180 milhões eram WCDMA. No primeiro trimestre de 2008, as vendas devem alcançar entre 80 milhões e 85 milhões de chipsets, o que representa um crescimento de aproximadamente 30% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a empresa vendeu 60 milhões de unidades.
A Qualcomm não vende chipsets para as fábricas de celulares no Brasil. Normalmente, as compras dos fabricantes são centralizadas em suas matrizes e os chipsets são enviados em seguida para suas fábricas distribuídas pelo mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!