Canais preparam-se para competir com banda larga

As novas mídias, em especial a Internet em banda larga, continuam sendo o assunto mais debatido no RealScreen Summit, evento internacional de documentários para TV que termina nesta quarta, 31, em Washington, EUA.
Em um painel na terça-feira com canais de TV, a pergunta do moderador foi "o que te deixa acordado à noite", ou seja, o que mais preocupa os canais de TV.

Mudança de modelos

Notícias relacionadas

Para Ed Hersch, da CourtTV, o temor é que aconteça com a TV o que aconteceu com a Tower Records, grande varejista de CDs nos EUA que acabou quebrando pela mudança radical na forma de distribuição de música surgida com a Internet.
Greg Moyer, da Voom TV, disse temer que os canais não sejam mais necesários, que a personalização total dos conteúdos acabe com os paradigmas atuais de empacotamento.
Brooke Bailey Johnson, presidente da Food Network, disse ter pesadelos com a competição com a banda larga quando o dispositivo de saída for a TV, e não mais o computador. "Para a nova geração, o Apple TV será televisão", disse. Ela ressalta que o importante é manter o conceito das marcas. "Quem tem uma marca forte está garantido, pois elas englobam um conceito e podem ser aplicadas a todas as plataformas", afirmou.

Conteúdo do usuário

Um pouco mais otimista, Charles Maday, do History Channel, acredita que o modelo atual vai continuar por muito tempo porque tem uma boa estrutura de financiamento, que permite a criação de conteúdos high-end. "Os nichos não têm modelo econômico, só comportam produções baratas, ou UGC (user generated content, ou conteúdos gerados pelos usuários, como o modelo do YouTube)", afirmou. Ele acredita que o modelo de publicidade atual ainda resistirá, mas que os canais têm que olhar para onde caminha o mercado. "Para onde os publicitários forem, este é o caminho", completou.
Uma curiosidade: o conteúdo gerado por usuários é motivo de muita gozação entre os executivos de TV, gerando expressões como "looser generated content" (conteúdo produzido por perdedores) ou "user generated crap" (porcaria produzida por usuários).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!