Cresce desigualdade de gênero no acesso à Internet em 2022, mostra UIT

Foto: Pexels

Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgados nesta quarta, 30, caiu a disparidade na penetração dos serviços de Internet em zonas rurais em relação às áreas urbanas, mas a desigualdade de gênero no acesso à Internet aumentou. A entidade diz que houve um crescimento na diferença entre homens e mulheres com acesso à Internet de 20 milhões nos últimos três anos.

Considerando a população mundial em 2022, 69% dos homens e 63% das mulheres utilizam a Internet. Essas taxas foram reduzidas na proporção, uma vez que o placar da desigualdade foi de 0.90 para 0.92 em três anos. Mas em números absolutos, houve o aumento da disparidade. 

A única região onde há proporção praticamente igual é nas Américas, onde ambos os gêneros da pesquisa mostraram 83% de penetração no uso de Internet. Na África, o índice é de 45% para os homens, contra 34% entre mulheres. Os dados da UIT mostram que, quanto menor a renda, maior a desigualdade. Confira no gráfico abaixo.

Notícias relacionadas
Fonte: UIT

Urbano x Rural

No mundo, 82% da população em áreas urbanas utilizaram a Internet em 2022, enquanto em zonas rurais é de 46%. A disparidade com a área rural é de 1,8 vezes – apesar de ainda ser um gargalo, diminuiu nos últimos três anos, quando era de 2,3 vezes. 

Nenhuma outra região tem um gap tão grande quanto o da África, onde a proporção de conexão rural (23%) é 2,8x menor do que nas zonas urbanas (64%). Para efeito de comparação, na Europa, a penetração urbana é de 91%, e rural é de 83%. Da mesma forma, nos países de renda baixa, a proporção é respectivamente de 43% e 18%. Nos países ricos, é de 94% e 87%.

O relatório tem um site interativo na UIT que pode ser acessado clicando aqui. Também é possível baixar o PDF clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!