Amazon Web Services entra na disputa por redes 5G privativas

(c) 2019 Tony Webster.

Braço de computação em nuvem da Amazon, a Amazon Web Services (AWS) anunciou nesta terça-feira, 30, um novo serviço gerenciado voltado para a habilitação de redes 5G privativas em verticais.

Batizada como AWS Private 5G, a oferta (disponível por enquanto nos Estados Unidos) incluirá unidades de rádio do tipo small cell, servidores, core 5G, rede de acesso (RAN), software e módulos de identidade de assinantes (SIMcards), segundo comunicado da AWS.

O objetivo seria permitir a implementação "em dias em vez de meses" de redes privativas nas instalações de companhias, sem a necessidade da aquisição e integração de componentes de software ou hardware de diferentes fornecedores e com um caráter facilmente dimensionável.

Notícias relacionadas

"Os modelos atuais de preços de redes móveis privativas cobram por cada dispositivo conectado e tornam o custo proibitivo para casos de uso que envolvem milhares de dispositivos conectados. Como resultado dessas barreiras, a maioria das empresas não consegue implantar e operar redes móveis privativas", defendeu a AWS.

Operadoras

Apesar da concorrência direta com empresas de telecom que apostam em redes privativas, a operadora norte-americana Dish foi apontada como cliente e potencial distribuidora na nova proposta de redes privativas da Amazon. O core 5G da tele já roda sobre a nuvem da empresa.

"Selecionar a AWS nos permitiu integrar e dimensionar nossas funções de core 5G dentro da nuvem. Eles são um parceiro estratégico importante para nos ajudar a fornecer redes de empresas privativas aos nossos clientes", afirmou o diretor comercial da Dish, Stephen Bye, no comunicado distribuído pela AWS.

Apontada como outras das primeiras usuárias da solução dedicada de 5Ga, a Koch Business Solutions também reportou a participação de "provedores globais de serviços de comunicação" na implementação em suas operações, além da empresa de software Mavenir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!