Publicidade
Início Teletime Telemig lança primeira solução de cell broadcast da América Latina

Telemig lança primeira solução de cell broadcast da América Latina

A Telemig Celular e a Amazônia Celular lançaram esta semana o primeiro serviço com a tecnologia de cell broadcast na América Latina. Trata-se de uma solução que envia mensagens escritas para os celulares a partir das estações rádio-base (ERBs), o que permite fazer uma segmentação geográfica no envio. O serviço, batizado de ?Se liga?, manda mensagens com notícias, enquetes, quiz e até mesmo propaganda para os celulares quando estes estão ociosos. Na maioria das vezes, a mensagem é, na verdade, um ?teaser?. O usuário tem sempre duas opções para clicar: uma para tirar a mensagem da tela e outra para receber mais informações sobre o assunto apresentado. A forma como a mensagem aparece na tela varia de aparelho para aparelho. No V8, da Motorola, por exemplo, aparece em apenas metade da tela. Em modelos sem flip, costuma tomar a tela inteira.
O ?Se liga? passará a vir ativado em todos os SIM cards de 128 Kb da operadora, que começaram a ser vendidos esta semana. A qualquer momento, contudo, o cliente pode desativar o serviço através do SIM card ou pelo call center das operadoras. A solução, desenvolvida pela empresa CellTick, vai trabalhar com oito diferentes categorias de conteúdo, como últimas notícias, esportes e economia. O conteúdo é fornecido pelo portal Terra. O usuário pode marcar suas categorias preferidas no SIM card. Paralelamente, a própria plataforma é capaz de identificar, ao longo do tempo, as preferências de cada assinante.
O recebimento das mensagens é gratuito para o usuário. O clique em busca de mais informações também é gratuito por enquanto, mas deve passar a ser cobrado no primeiro trimestre de 2008.

Notícias relacionadas

Publicidade

Para o coordenador de marketing de serviços de valor adicionado (SVA) da Telemig Celular, Renato Virgili, o cell broadcast abre espaço para a geração de receita com publicidade. ?As notícias podem ser patrocinadas e seu acesso ser gratuito para o usuário. Também pode haver o envio de publicidade direta?, exemplificou. Pelo menos duas grandes marcas participam do lançamento da solução: Fiat e Unimed. A Fiat está enviado ?teasers? convidando os usuários a fazer um test drive em seu novo carro, o Fiat Punto. A integradora de publicidade para as operadoras é a agência Aorta.

Tecnologia

A tecnologia de cell broadcast é muito utilizada na Europa. Na Rússia, algumas operadoras chegam a enviar até 300 mensagens por dia. Porém, é importante ressaltar que esse tipo de mensagem é diferente de um SMS e não fica guardada na memória do telefone. Ela fica disponível na tela enquanto o celular está desligado e troca automaticamente quando a ERB envia uma nova mensagem. Ou seja: muitas das mensagens veiculadas sequer são vistas pelos assinantes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile