Chegada da NuCel afeta ações da Vivo e TIM na bolsa

Bolsa de Valores - Foto: Pexels/energepic.com

O lançamento na última terça-feira, 29, da NuCel, a operadora móvel virtual do Nubank, gerou um primeiro impacto no mercado de telecomunicações refletido nas ações das teles listadas na bolsa brasileira: Vivo e TIM.

Ainda que com recuperação nesta quarta-feira, 30, (quando a ação da Vivo subiu 1,4% e a da TIM, 1,7%), os papéis de ambas foram impactados no pregão do dia anterior. A variação negativa de 4,9% no caso da TIM e de 3,6% no da Vivo chegou a motivar ofícios da Comissão de Valores Mobiliário (CVM) às empresas, solicitando informação sobre as oscilações.

"A companhia acredita que as referidas variações das cotações de suas ações possam decorrer de reação do mercado à notícia […] sobre o lançamento, pelo Nubank, de uma operadora virtual de telefonia celular (NuCel)", reconheceu o CFO da Vivo David Melcon, em resposta enviada à CVM na manhã desta quarta-feira.

Notícias relacionadas

"Até mesmo porque, aparentemente, variações de cotações também se identificaram nas cotações de outras empresas do setor no mesmo período", completou a Vivo, em menção às concorrentes listadas.

Respondendo ao ofício similar da CVM, a TIM afirmou que não haveria fatos ou atos relevantes que justificassem a oscilação da terça-feira, mas também notou que a mesma dinâmica afetou concorrentes.

Avaliação

Em análise publicada também na terça-feira, a área de tech, mídia e telecom da XP Investimentos avaliou que ainda é difícil dizer se os planos da NuCel "irão perturbar o atual ambiente competitivo" do mercado móvel. 

"As ofertas de 15 e 20 GB da NuCel, embora atraentes, são bastante semelhantes às dos concorrentes (por exemplo, Claro Flex e Intercel), e os preços se alinham aos padrões do setor para planos digitais que oferecem menos recursos além dos dados (por exemplo, SVAs)", apontou a firma.

"Embora seja muito cedo para determinar se as ofertas do Nubank podem interromper a atual dinâmica favorável de preços, acreditamos que a NuCel pode se diferenciar por meio de sua experiência de usuário exclusiva, marca forte e custos operacionais e de aquisição mais baixos", concluiu a XP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!