Publicidade
Início Newsletter Após adiamento, TIM inicia piloto de 5G DSS para banda larga fixa

Após adiamento, TIM inicia piloto de 5G DSS para banda larga fixa

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM. Foto: Henrique Medeiros/Mobile Time

Nesta sexta-feira, 30, a TIM confirmou o início do piloto de 5G com compartilhamento dinâmico de espectro (DSS) que havia sido prometido para setembro. A operadora começou os testes nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG), e poderá expandir para outras cidades. Cerca de 300 clientes já estão utilizando a tecnologia por meio de acesso móvel-fixo (FWA). 

Segundo a TIM, as faixas de 4G que estão sendo compartilhadas com o 5G são de 700 MHz em Bento Gonçalves, de 2,6 GHz em Itajubá e de 1,8 GHz em Três Lagoas.

O CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, mencionou brevemente em painel da Futurecom nesta sexta-feira que o piloto nas três cidades estava sendo iniciado, e disse que a empresa estava distribuindo equipamentos em sistema de comodato. Os aparelhos poderão funcionar com as futuras frequências dedicadas ao 5G, bastando atualização via software.

Notícias relacionadas

Em comunicado, a operadora diz que, após o leilão de 5G no ano que vem, poderá disponibilizar a expansão dos serviços de banda larga fixa para regiões onde não atuava, “otimizando custos de implantação”. Vale destacar, contudo, que a fibra continua sendo necessária pelo menos até as antenas, no backhaul. 

5G DSS

O 5G DSS é uma tecnologia que compartilha frequências com o 4G. A TIM não informou até o momento quais faixas estão sendo empregadas no 5G. Em julho, quando anunciou o piloto nas três cidades, a companhia havia dito que Ericsson, Huawei e Nokia seriam fornecedoras. 

No início de outubro, contudo, o presidente da própria TIM, Pietro Labriola, disse que o 5G DSS seria coisa “de marketing”. Na ocasião, ele afirmou: “O 5G de verdade, [será] depois do leilão. O 5G do marketing, muito cedo. Eu prefiro o 5G de verdade“.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile