Anatel aprova análise sobre decreto que revisa e consolida normativos

Foto: Pixabay

Em reunião realizada na quinta-feira, 29, o Conselho Diretor da Anatel aprovou a análise sobre o impacto do Decreto 10.139/2019 na regulamentação setorial de telecom. O instrumento estabelece a necessidade de revisão e consolidação dos atos normativos em órgãos e entidades da administração pública federal.

Segundo a agência, a medida deve ter como resultado a redução do "impacto do peso regulatório, exercido por instrumentos excessivamente complexos ou irrelevantes". As mudanças estariam inclusive em linha com as recomendações da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o setor de telecom no País, como detalhado nesta semana por TELETIME.

A análise aprovada pelo Conselho atestou o cumprimento, por parte da Anatel, de cinco dispositivos previstos no Decreto 10.139/2019. Outros sete se encontram em fase de cumprimento. Também foi determinado à Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR) da agência que remeta ao Conselho Diretor informações sobre o estágio de cada um dos dispositivos em implementação.

Notícias relacionadas

Em curso

Em nota, a Anatel pontuou que a simplificação regulatória já era "tema fundamental para a agência, conforme se verifica pelo estágio avançado do processo de revisão e consolidação de seus atos normativos".

Segundo a reguladora, de 736 resoluções editadas pelo órgão, 397 foram revogadas expressamente e 15 não foram publicadas – restando assim 324 vigentes. Ao final da revisão da regulamentação da Anatel, estima-se que permaneçam vigentes apenas 118 resoluções, consolidadas por temática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!