Oi confirma interesse no leilão de 5G e 700 MHz

Foto: Pixabay / Pexels

Apesar de reconhecer que não é prioridade no momento, a Oi continua apostando no segmento móvel e diz que pretende participar do leilão de 5G, embora não tenha pressa. Já como chief operational officer (COO) da operadora, Rodrigo Abreu deu o recado de que a empresa se mantém no jogo durante painel na Futurecom nesta quarta, 30. "A gente tem a visão de hoje comprar as frequências de 5G e de 700 MHz", declara. Ele explica que faz parte do plano estratégico "olhar para o leilão de sobras e obter o de 700 MHz que não havia sido adquirido no início de sua maior crise". Abreu ressalta que a previsão dos investimentos nas licenças não está dentro do Capex de R$ 7 bilhões anuais. 

Para Abreu, a perspectiva é de que o leilão não aconteça antes do segundo semestre de 2020. Na verdade, ele quer que isso ocorra o mais tarde possível, embora diga que a empresa considera no planejamento um eventual certame no ano que vem. "Meus pares todos já falaram que, se for adiado, é melhor. Óbvio, porque o País ainda está no suspiro de retorno de investimentos que acabou de fazer em 4G e 4,5G", explica. O executivo diz que o 5G conviverá com o LTE, e que por isso será complementar. "É um futuro gradativo, não existe urgência absurda, o Brasil não vai ficar para trás", afirma. "O Brasil não depende de um leilão de 5G na segunda metade de 2020."

O executivo lembrou que a proposta do conselheiro Vicente Aquino não é ainda final, e que o edital pode mudar, a depender de avaliação técnica do CPqD em relação à faixa de 3,5 GHz. "Ainda depende de discussão do ministério e de consulta pública. Existe cheiro de proposta, mas ainda está longe de ser final", afirmou. 

Notícias relacionadas

De toda forma, o segmento móvel ainda é considerado como uma das iniciativas importantes da Oi, como Rodrigo Abreu já havia dito em outra ocasião. Porém, ele diz que "é natural que não seja o componente principal" da estratégia. Ainda assim, ele insiste que a área "gera resultado e receita e tenha crescido, com desempenho bastante positivo nos últimos 12 meses". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!