Publicidade
Início Newsletter Edital 5G deve deixar regulamentos de migração das concessões para 2020

Edital 5G deve deixar regulamentos de migração das concessões para 2020

O conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo disse a este noticiário que com a necessidade de análise da proposta de edital 5G, a avaliação dos regulamentos de migração das concessões de telefonia fixa para o modelo de autorização fica para 2020. Campelo participou nesta quarta, 30, da Futurecom 2019. O edital de 5G se tornou prioridade após pedido de vistas feito por Campelo na reunião do último dia 17, quando o relator da matéria, Vicente Aquino, entregou a sua proposta.

“A prioridade do gabinete era o processo de migração [após a sanção do novo modelo], mas como foi trazido à pauta o edital de 5G e pela premência que ele representa, acredito que o processo de migração deve ficar para o ano que vem”, declarou Campelo. “A intenção é esse ano ainda levar o edital de 5G”, completou. A última reunião do ano será dia 12 de dezembro, e haverá ainda uma outra dia 28 de novembro, além da reunião desta semana (7), quando a proposta de Campelo ainda não estará pronta.

“Nada impede que seja levado antes, mas depende de como será a interação entre os gabinetes”, prosseguiu o conselheiro, em menção a seu colega Vicente Aquino, relator do edital 5G. “Já que se esperou cinco meses para que fosse pautado o processo, é prudente que se espere mais um ou dois meses no máximo para que o colegiado possa maturar uma proposta com maior interação entre os conselheiros. Ela [a proposta atual] nos foi apresentada formalmente dois dias antes antes da reunião do conselho”, completou ele, em referência ao dia 15 de outubro.

Notícias relacionadas

Campelo destacou que ainda não tem “posição formatada e acabada” sobre o formato posto em discussão, mas citou como “pontos de preocupação” o fracionamento de faixas em blocos de 10 MHz (como proposto para o 2,3 GHz e para o 3,5 GHz) e a inovação na própria dinâmica sugerida para a licitação.

“Algumas inovações diferem muito da tradição histórica da agência, que vinha dando bons resultados. A preocupação, entre outras, é se a agência terá condições de mudar totalmente e em tempo hábil a forma de fazer o leilão, porque já havia um sistema pronto e acabado para realizar da maneira que ele vinha sendo realizado e conforme proposta da área técnica”. Entre as novidades da proposta de Aquino está o modelo de leilão Combinatorial Clock Auction (CCA) em algumas fases, baseado em múltiplas rodadas.

Sobre os blocos menores, Campelo afirmou que é preciso verificar se isso “não prejudicaria a experiência e a implantação da tecnologia no País”. Já a respeito da reserva de banda em 26 GHz, o conselheiro declarou que ainda não tem opinião formada.

1 COMENTÁRIO

  1. Não há dificuldade técnica alguma para a realização dessas tarefas pela Anatel. O que há é uma combinação de baixa produtividade dos conselheiros e de suas equipes, adicionada a negociações (nem sempre republicanas) com muitos atores da área de telecomunicações, acrescentada de avaliações nem sempre corretas da tecnologia, o que leva a reavaliações e mais perda de tempo.

    É a tradicional ineficiência da agência somada a politicagem, pura e simples.

    Enquanto isso, no primeiro mundo, o 5G decola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile