Anatel deve criar nova regulação para acesso ao espectro após leilão 5G

Abraão Balbino, da Anatel. Foto: Marcelo Kahn

Após a realização do leilão 5G em 2020, a Anatel deve trabalhar em um novo modelo de regulação econômica de espectro que garanta acesso ao ativo para players diferentes dos que adquirirem as faixas durante a rodada de licitações. A informação foi compartilhada pelo superintendente de competição da agência, Abraão Balbino, durante a Futurecom.

"No pós-leilão nós precisaremos criar uma camada de regulação econômica do espectro, pegando tanto o que a lei nova (Lei 13.879/2019, que instituiu o novo modelo) permite de mercado secundário quanto outros níveis, como operadores virtuais e acordos de RAN sharing, para permitir o acesso ao espectro não só através de licitação", sinalizou Balbino a este noticiário.

"Temos que permitir que quem não ganhou espectro de 3,5 GHz no leilão, por exemplo, tenha acesso via mercado secundário ou via uso de outorga secundária. Esse acesso é importante não só para a prestadora, mas também para parceiros com interesse em verticais específicas", completou o superintendente, citando ainda a possibilidade de construção conjunta de infraestrutura passiva com as teles.

Notícias relacionadas

Durante debate na Futurecom, Balbino sinalizou que a adequação para acesso ao espectro será ainda mais relevante caso alguma das grandes empresas conquiste uma parcela significativa do volume disponibilizado no leilão, como 1 GHz (somando todas as faixas). Segundo ele, como uma quantidade de espectro sem precedentes deve ser colocada à venda em 2020, será inevitável que alguns players concentrem grandes parcelas das frequências disponíveis.

Na proposta original da área técnica, 3,6 GHz seriam licitados no leilão do ano que vem; já o parecer do conselheiro da Anatel Vicente Aquino diminuiu o volume ao sugerir uma reserva de 1,6 GHz na faixa de 26 GHz, que poderia ser destinada para redes privadas em um futuro leilão.

No debate realizado na Futurecom, o diretor de estratégia da fornecedora de antenas RFS, Peter Raabe, notou que a Alemanha inovou ao separar parte do espectro leiloado neste ano para uso da indústria (neste caso, na faixa de 3,7-3,8 GHz). Segundo o executivo, decisões como esta apontam que o ciclo de 5G "não será dominado apenas pelas incumbentes", abrindo também possibilidade para empresas de verticais construírem ou contratarem suas próprias redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!