Navarro acredita em aprovação do PLC 79 com novo governo

O presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, disse estar otimista com avanço na discussão de reformas com a chegada do próximo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, mas não exibe tanta confiança no andamento para a aprovação do novo marco regulatório para o setor ainda em 2018. Em teleconferência para analistas nesta terça-feira, 30, o executivo destacou que "há alguma especulação que o PLC 79 poderia ser votado até o final do ano", mas foi contundente: "Não apostamos nisso".

Navarro acredita que a proposta vai receber apoio do novo governo, contudo, e diz que a companhia apoiará com a continuidade do processo de digitalização. "Espero que nosso País tenha um futuro muito mais brilhante", declarou.

Já na questão do novo PGMU, o presidente da Telefônica entende que a Anatel deveria priorizar o fim das obrigações com a telefonia pública logo, enquanto ainda discute o cálculo do saldo. Isso porque ele considera a complexidade do tema – a proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é a de aplicar na construção e operação de uma rede de acesso em LTE (4G) em 1.470 localidades onde não existe presença de nenhuma operadora, sob um custo total de R$ 611 milhões, o que preocupa as operadoras por contaminar as rede móveis com as regras da telefonia fixa, especialmente a questão dos bens reversíveis. "A Anatel acredita que todos os alívios para as teles nas obrigações deveriam ser considerados, e achamos que isso tem que ser inserido no cálculo", afirmou. "Mas as modificações para o número de telefones públicos deveriam ser implantadas imediatamente, porque gastamos dinheiro com isso", reforça.

Notícias relacionadas

Perguntado sobre expectativas em relação ao aumento da capacidade de espectro, o executivo preferiu não tecer comentário e nem conjecturar quando isso aconteceria. "Não vemos nada sobre isso", afirmou. Vale ressaltar que a pergunta ocorre no contexto da especulação de que a Anatel poderia resolver o problema de spectrum cap com certa urgência para possibilitar uma possível venda da Nextel para as outras operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!