Rezende pede vista dos processos de prorrogação da licença de 1,8 GHz da Oi e da TIM

Não foi desta vez que o Conselho Diretor da Anatel conseguiu resolver o imbróglio que envolve o pedido de prorrogação das licenças para uso da faixa de 1,8 GHz da Oi e da TIM. Com um pedido de vista, a decisão, pautada para esta quinta, 30, foi adiada.

Notícias relacionadas
A questão é que as empresas consideraram o início da contagem do prazo de 15 anos das autorizações como a data de publicação do ato no Diário Oficial da União, mas, para a procuradoria especializada da Anatel, a contagem deveria começar quando da assinatura dos termos de autorização do uso da faixa.

O erro no início da contagem levou as empresas a entrar com o pedido de prorrogação de uso da faixa fora do prazo legal – segundo a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), esse pedido deve ser feito até três anos antes do fim do prazo de uso da faixa, que no caso, é de 15 anos.

A procuradoria especializada da Anatel sustenta que o edital é claro ao estabelecer que o início da vigência da outorga é a assinatura dos termos de uso, embora a permissão para a utilização efetiva da faixa tenha acontecido um ano e meio depois, com a publicação do ato no Diário Oficial da União.

Este intervalo de tempo aconteceu porque o edital estabeleceu que as empresas vencedoras das faixas licitadas em 2001, quando vinculadas às concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), como era o caso da Oi e também da TIM, só poderiam utilizá-las quando a concessionária antecipasse as metas do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU).

Durante a reunião desta quinta, 30, os conselheiros relatores dos casos tiveram posição divergente. Igor Freitas, que relatou o processo da TIM, seguiu estritamente o entendimento da procuradoria, que sustenta a não possibilidade de prorrogação das autorizações de uso da faixa. Diante da impossibilidade jurídica de prorrogar, o conselheiro sugere que as áreas técnicas iniciem imediatamente o processo de licitação da faixa a fim de manter a continuidade do serviço, qualidade e cobertura mediante a imposição de compromissos e precificação dos ativos, levando em conta a nova realidade tecnológica, ou seja, hoje é possível prestar o LTE na faixa de 1,8 GHz.

Já o conselheiro Jarbas Valente, que relatou o processo da Oi, reconhece que o pedido foi fora do prazo, mas leva em conta na sua análise o fato de que, segundo ele, a regulamentação é dúbia e leva as empresas ao erro. Por isso, e considerando que não houve má fé ou dolo das companhias, nem dano ao erário, propõe deferir o pedido de prorrogação. A prorrogação é onerosa e, no caso da Oi, custaria R$ 583 milhões.

"Considerando que o termo tinha margem de dúvida, a possibilidade em casos excepcionais, desde que apresente requisitos de boa fé da prestadora e a ausência de dolo da prestadora e de dano ao erário, proponho conhecer e deferir o pedido de prorrogação de prazo", afirmou ele. A reunião teve a sustentação oral de advogados contratados pela Oi e pela TIM.

O presidente da Anatel, João Rezende, pediu vista dos dois processos. A próxima reunião possivelmente contará com apenas quatro conselheiros, já que o mandato de Jarbas Valente se encerra na próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!