TIM iguala tráfego de voz e dados em São Paulo

Na rede da TIM, o tráfego de banda larga 3G e dados (principalmente SMS) já igualou o de voz no Estado de São Paulo. O presidente da operadora, Mario Cesar Araujo, disse que o fato surpreende e mostra o atendimento da demanda reprimida na região. Ele alerta, no entanto, que é necessário liberar espectro para acompanhar a expansão das redes e do consumo. Outra cidade que também surpreendeu a operadora foi Belém (PA) que em algumas semanas de presença da empresa dobrou o consumo da rede. "É necessário discutir com os diversos setores envolvidos – órgão regulador, TV paga e TV aberta – a alocação de faixas para que o tráfego agüente até 2011", afirmou o executivo nesta quinta-feira, 30, durante a Futurecom. A faixa de 2,5 GHz, hoje alocada para MMDS, e a faixa de 700 MHz, alocada para a TV aberta, são os principais interesses das teles móveis para o futuro.
Sem crise
A TIM Brasil deve fechar o ano com receita entre R$ 145 milhões e R$ 150 milhões e conta com 34 milhões de clientes. A empresa espera igualar em 2009 o crescimento obtido em 2008. Araújo minimizou o impacto do câmbio sobre os investimentos em rede no ano que vem. Segundo o executivo, os contratos para novos equipamentos da rede 3G que serão instalados em 2009 foram pagos neste ano em reais. "Não estamos prevendo renegociações". Ele lembrou, no entanto, que a margem Ebitda média do setor de telefonia móvel no Brasil é de 20% a 25% enquanto na Europa é de 40%. "Isso não afasta investidores que já estão no País, mas não atrai novos", diz.

Notícias relacionadas
Em 2009 a empresa vê boas oportunidades de ganhar clientes com a entrada em operação da portabilidade em mais cidades, tanto na telefonia fixa quanto móvel, e acha que a crise não deve afetar as vendas de final de ano. "Estamos trabalhando para trazer o iPhone ainda para o Natal", diz Araujo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!