Preço, velocidade e confiabilidade são principais razões para troca de operadora

Foto: Pexels

Fatores como preço, velocidade, confiabilidade do serviço e atendimento são as principais razões para a troca de operadoras de telecom ao redor do mundo, apontou um relatório de tendências no setor de comunicações elaborado pela empresa de software Salesforce.

A pesquisa abordou seis mil clientes e cerca de 500 líderes do setor em 12 mercados,  incluindo o Brasil. De uma forma geral, 62% dos consumidores afirmaram estar satisfeitos com suas operadoras, em percentual acima dos clientes de serviços financeiros (61%), mas atrás de empresas de tecnologia ou e-commerce (67% de satisfação).

O cenário, contudo, ainda exigiria atenção, afirma a Salesforce. "Com mais opções, os provedores de serviços de comunicações incumbentes não são mais o padrão. À medida que surgem alternativas, as pessoas estão prontas e dispostas a explorar opções além de seus fornecedores tradicionais". No segmento móvel, a pesquisa aponta 78% dos consumidores "pelo menos um pouco propensos a mudar de provedor" nos 12 mercados. 

Notícias relacionadas

Os motivos para o churn em telecom são liderados pelo fator preço, citado por um terço (32%) dos respondentes. Em seguida aparecem as velocidades (23%), a confiabilidade do serviço (13%) e um melhor atendimento ao cliente (12%). Combos, planos com franquias ilimitadas, benefícios, conteúdo, pontos e acesso a novos dispositivos também foram lembrados.

Tática

Em paralelo, a Salesforce também chegou à conclusão que 50% dos clientes de serviços sem fio (e 47% entre os clientes de serviço a cabo) acreditam poder obter um acordo melhor com a prestadora atual quando ameaçam mudar para outro provedor.

"Isso indica que mais trabalho precisa ser feito para abordar a satisfação do cliente ao longo do ciclo de vida – não apenas quando as pessoas ameaçam sair. Os provedores que são capazes de obter informações sobre sua base de clientes e fornecer um serviço melhor em todos os pontos de contato podem obter uma vantagem significativa", afirmou a autora da pesquisa, especializada justamente em software para relacionamento com o consumidor.

A Salesforce também questionou o que pode ser feito pelas operadoras para evitar problemas de satisfação com usuários. Os aspectos mais citados foram o fim de tarifas "escondidas" e a oferta de streamings de vídeo ou música (ambos com 39%). O ajuste proativo de planos a partir do perfil de consumo do cliente foi outro ponto lembrado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!