Anatel aprova regulamento de uso de White Spaces

Foto: Pixabay

O Conselho Diretor da Anatel aprovou na reunião desta quinta-feira, 30, a proposta de regulamentação de utilização dinâmica, em caráter secundário, do espectro ocioso das faixas de VHF e UHF, o chamado White Spaces. A matéria, relatada pelo conselheiro Emmanoel Campelo, estava sob pedido de vista de Vicente Aquino, que incluiu ajustes ao texto original, sobretudo com a possibilidade de mapeamento por sensoriamento de espectro.

Conforme explicou na apresentação, o conselheiro coloca que a técnica da base de dados por geolocalização traz como pré-requisitos a exatidão do modelo de propagação, uma infraestrutura de telecomunicações confiável e uma base centralizada de dados de TV. Diz ainda que tem custos altos de implantação, manutenção e administrativos. 

Por outro lado, a técnica de sensoriamento sofre atenuação multicaminho e sombras; tem desafios técnicos como valores de limite, tipo e altura de antenas; e requer grandes blocos de espectro ocioso para uma performance ótima. Por outro lado, é mais barata de implantar, manter e administrar. "Por se tratar de um assunto eminentemente técnico, minha proposta é que a exigência de sensoriamento seja estabelecida por atos da superintendência responsável", justificou Aquino em seu voto visitante. 

Notícias relacionadas

Outro acréscimo do voto de Aquino é a possibilidade de separação de frequências a serem consideradas no contexto da migração do sinal analógico de VHF para a TV digital e com intenção de aperfeiçoar a proteção aos sinais. A proposta de Vicente Aquino é a de incluir dispositivo no novo regulamento prevendo que essa separação seja considerada na alocação de frequências para equipamento de espectro ocioso. E também privilegiar a ocupação da faixa VHF, desde que existam equipamentos para tanto.

Faixas

A proposta aprovada de resolução atribui e destina faixas de VHF e UHF, e o regulamento sobre condições de uso (para serviços de telefonia, banda larga ou celular) aborda as faixas de 54-72 MHz; 174-216 MHz; 470-608 MHz; e de 614-698 MHz. Neste último caso, a provedora regional Brisanet já manifestou interesse na utilização em caráter secundário de White Spaces usando LTE e 5G, embora reconheça que ainda não há escala de equipamentos (e, por isso, não seja uma prioridade estratégica no momento).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!