VMware vislumbra projetos de OpenRAN, edge e 5G no Brasil

A atuação no modelo de redes de acesso abertas e virtualizadas (OpenRAN) será um dos principais focos da fornecedora de software e serviços VMware no mercado de telecom brasileiro, ao lado de aplicações como edge, core 5G e rede privadas.

Durante coletiva de imprensa virtual realizada nesta quarta-feira, 30, o gerente de desenvolvimento de negócios em telecom da VMware na América Latina, Alexander Linhares, afirmou que a empresa já atua em projetos de OpenRAN com controladoras das teles brasileiras. "A execução dos pilotos em outros países influencia a estratégia no Brasil. Na Europa, já estamos discutindo inclusive implementações comerciais de alta escala para os próximos anos".

Linhares também destacou a manifestação feita nesta última terça-feira, 29, pelo CEO da TIM, Pietro Labriola – que defendeu uma agenda de OpenRAN para o Brasil. A mensagem foi vista pela VMware como parte de uma importante inovação no mundo das operadoras, "que era bastante monolítico". O interesse da Vivo no modelo também foi celebrado. 

Notícias relacionadas

Nos EUA, a fornecedora de soluções está atuando ao lado da Dish em um ambicioso projeto greenfield que prevê 25 mil sites com a arquitetura aberta até 2022. A rede OpenRAN deve rodar sobre plataformas virtualizadas da VMware, enquanto Altiostar e Mavenir serão as fornecedoras do software.

Também nesta quarta-feira, a VMware anunciou um "avanço" na parceria com a Lumen (antiga CenturyLink) para acordo de integração da tecnologia da fornecedora em serviços de edge e cloud da companhia de infraestrutura e serviços.

Core e edge

De modo geral, a empresa norte-americana relata atuação em projetos de core (núcleo) de rede ao lado de mais de 100 operadoras globais, inclusive no Brasil. Com a chegada do 5G, oportunidades em edge computing também devem ser exploradas.

Alexander Linhares reporta que a VMware já está em discussão com clientes no Brasil para reduzir custos de redes de distribuição de conteúdo (CDN) e redes de transporte com ajuda de plataformas para computação de "borda" de rede. Outra vertical com potencial é a de redes privadas. Parte da proposta da empresa é que todos os casos de uso (edge, core, desagregação de RAN e redes privadas) sejam ofertadas através de uma mesma plataforma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!