Rakuten lança primeira rede 5G totalmente virtualizada do mundo no Japão

CEO da Rakuten, Mickey Mikitani

Dois anos e meio depois do anúncio, a operadora japonesa Rakuten Mobile lançou a primeira rede 5G totalmente virtualizada do mundo nesta quarta-feira, 30. Além de contar com a tecnologia de rede de acesso aberta OpenRAN, a operadora utiliza uma combinação de espectro sub-6 GHz e em ondas milimétricas (mmWave). O anúncio foi feito pelo CEO da tele, Hiroshi "Mickey" Mikitani.

Disponível inicialmente nas principais regiões metropolitanas do Japão, o 5G aproveita a infraestrutura já totalmente virtualizada e nativa em cloud que a empresa utiliza no 4G, lançado em abril. Segundo a empresa, todas as funções de rede, excluindo o core, rodam na plataforma Rakuten Communications Platform (RCP), baseada em containers com equipamentos e software de "parceiros confiáveis" (entre as empresas estão a NEC, Cisco e Qualcomm). Isso inclui a OpenRAN, cloud e OSS. 

"As coisas que aprendemos lançando o 4G na primeira rede móvel totalmente virtualizada e nativa em cloud do mundo nos permitiu melhorar ainda mais nossa camada", destacou em comunicado o CTO da Rakuten Mobile, Tareq Amin. "A RAN aberta e virtualizada está agora totalmente compartimentada. Esta inovação torna a teoria do stack em cloud na prática", complementou. 

Notícias relacionadas

Segundo explicou Amin, a Rakuten utiliza a faixa mmWave de 28 GHz, enquanto a banda média é em 3,7 GHz. A empresa também empregou a tecnologia de MIMO (múltiplas entradas e saídas) massivo. O executivo diz que a carga de trabalho da rede de acesso 5G roda no mesmo stack em software para a OpenRAN e virtualizada. "De fato, nosso stack em cloud de 5G roda em apenas dois tipos de SKUs [Stock Keeping Unit] de hardware".

Celular

Para apresentar a nova rede 5G, a companhia lançou também no mercado japonês um smartphone compatível, o Rakuten Big. O aparelho utiliza a tecnologia eSIM, e é vendido desbloqueado. O dispositivo é equipado com processador Snapdragon da Qualcomm, tem uma tela OLED de 6,9 polegadas, além de bateria de 4 mil mAh. 

Confira o apresentação da Rakuten na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!