Acordo entre governo e Serpro promete rede de alta velocidade para órgãos públicos

Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria do Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia, e o Serpro promete aos órgãos da administração pública federal utilizar a rede de comunicação de dados fornecida pelo projeto Infovia Brasil. A parceria entre os dois órgãos vai permitir ao governo federal acessar uma rede com alta capacidade de transportar dados, voz e imagens para atender às necessidades de interligação entre os órgãos.

Segundo o chefe da Divisão de Produção do Serviço Infovia do Serpro, Leandro de Almeida Bittencourt, o acordo prevê a gestão, manutenção e expansão do backbone, dos acessos e dos serviços da infraestrutura das redes óticas denominadas Infovia Brasília e Infovia Estadual, destinada ao atendimento dos órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal e estados. Além disso, argumenta, permite interligação segura entre as unidades administrativas dos órgãos participantes e com provedores de serviços.

Integração entre órgãos

Notícias relacionadas

A operação comercial e técnica além da prospecção e da implantação de novas redes metropolitanas de Infovias é responsabilidade do Serpro. "As redes Infovias possuem um importante papel de integração de entidades públicas, soluções digitais e centro de dados, incluindo a nuvem Serpro. Para a meta estratégica de conectividade em âmbito nacional, a expansão das redes metropolitanas Infovia é de suma importância para atingimento desse objetivo", destacou o chefe da Divisão de Planejamento e Execução de Infraestrutura de Rede de Longa Distância e Infovia do Serpro, Moises Simões Seabra Resende.

De acordo com Leandro Bittencourt, a Infovia Brasil atende atualmente a mais de 80 órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, além do Governo do Distrito Federal. "São clientes que se utilizam da rede para tráfego de dados de alta criticidade e, por isso, exigem alta disponibilidade do serviço", acrescenta Bittencourt. O serviço está disponível nas cidades de Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Pelotas, Boa Vista, Natal, Rio Branco e Salvador, além dos estados de Santa Catarina e Macapá.

Infovia Brasil

Iniciada em 2015, a Infovia Brasil é uma infraestrutura de rede ótica metropolitana de comunicações criada para atender aos órgãos de governo situados em diversas cidades do Brasil. A infraestrutura foi construída para fornecer um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alta performance e alta disponibilidade. Além dos serviços básicos de transporte de informações, a Infovia permite acesso à Internet e integra serviços e soluções digitais do Serpro, como hosting, colocation, acesso à nuvem, soluções de segurança, videoconferência e telefonia IP.

É objetivo das redes Infovias a racionalização e redução de custos com telecomunicações, fornecimento de serviços com elevados requisitos de qualidade e disponibilidade, implantação de rede multisserviços de uso da Administração Pública e melhoria da confiabilidade e segurança das informações governamentais que trafegam nas redes e desenvolvimento e implantação de novos serviços, bem como atendimento tempestivo às demandas dos órgãos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!