Brasil permanece em 57º em ranking global de competitividade digital

Foto: Pixabay

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Competitividade Global do IMD, escola de negócios da Suíça, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), mostra o Brasil no 57º lugar no ranking global de Competitividade Digital. A posição é a mesma do ano passado e foi realizada em 63 países. Na pesquisa divulgada na semana passada, foram utilizados indicadores relacionados a tecnologias digitais como fator-chave para a transformação econômica nos negócios, governos e sociedades em geral.

Três aspectos foram analisados pelo Núcleo de Competitividade Global: (i) Conhecimento – a capacidade de entender e aprender novas tecnologias; (ii) Tecnologia – a competência para desenvolver novas inovações digitais; e (iii) Prontidão Futura – a preparação para os desenvolvimentos no futuro. Este ano, duas novas variáveis foram acrescentadas na análise: (iv) robô industrial, para medir o número total de robôs em operação; e (v) robôs usados para educação em todo o mundo. Os dados são fornecidos pela Federação Internacional de Robótica.

Em três anos de divulgação do relatório, o Brasil sempre se manteve entre as economias com as piores avaliações. Da 55ª posição em 2017, caiu para o 57º lugar em 2018, onde permaneceu em 2019. O País figura apenas na 61ª posição do subfator "talentos", que avalia a qualidade de mão de obra de uma nação; este quesito é composto por indicadores como "habilidades tecnológicas e digitais" (62ª posição); "qualidade da gestão das cidades" (60º); e "experiência internacional dos gestores públicos e privados" (58º lugar).

Notícias relacionadas

Um dos aspectos dos estudos de competitividade é a combinação de dados de opinião obtidos anualmente junto a representantes da comunidade empresarial e dados estatísticos que são coletados junto a países e organizações internacionais. "Quando comparamos os resultados de 2019 com aqueles obtidos em 2018, observamos que, apesar de iniciarmos o ano com um novo governo e com expectativas positivas em relação ao crescimento econômico, a opinião dos entrevistados se manteve praticamente estável", comenta Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. "A pesquisa traz uma perda de confiança no País, em sua capacidade para financiar e apoiar a inovação e adoção de tecnologias digitais", comenta.

Thiago Camargo, CEO do Movimento Brasil Digital (e ex-secretario de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no governo Michel Temer) – organização que reúne grandes empresas em prol da digitalização -, aponta que a iniciativa privada tem atuado para suprimir a questão da escassez de mão de obra qualificada. A exemplo disso está o portal Brasil Mais Digital. "Hoje oferecemos gratuitamente capacitação em habilidades digitais para aproximadamente 400 mil pessoas. São mais de 50 cursos que visam preparar a sociedade para as profissões do futuro de forma humanizada, gerando ocupações qualificadas", conta. O relatório de competitividade digital é apoiado pelo Movimento, em uma de suas iniciativas de inteligência de dados/mercado, com o objetivo de levar informação para apoiar o governo na construção de políticas públicas e estimular a competitividade brasileira.

(Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Dom Cabral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!