O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 30, por 56 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção, a indicação de Otávio Luiz Rodrigues Junior para o Conselho Diretor da Anatel. Na manhã de hoje, a indicação do advogado havia sido aprovada na Comissão de Infraestrutura por unanimidade.
Otávio Rodrigues nasceu em Crato (CE) e é formado em Direito, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área. Atuou na Advocacia Geral da União (AGU), onde ingressou por concurso público em 2001, e no Ministério da Justiça, no Superior Tribunal de Justiça, no Supremo Tribunal Federal e no Ministério das Comunicações, onde, como consultor jurídico, participou do processo de criação da agência reguladora para as áreas de cinema e audiovisual. Trabalhou também em defesa do programa de inclusão digital do governo federal.
Em sua apresentação aos senadores, destacou sua contribuição para a reestruturação do Ministério das Comunicações e sua atuação como conselheiro fiscal da Telebras. O indicado também fez carreira como docente do ensino superior, sendo professor, entre outras instituições, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).