STF nega recurso da Anatel contra decisão sobre os créditos do pré-pago

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou reclamação da Anatel contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que proibiu que as operadoras de telefonia celular estabeleçam prazo de validade dos créditos pré-pago e suspendeu os artigos dos regulamentos da Anatel que permitiam que as teles adotassem tais práticas.

Notícias relacionadas
A Anatel recorreu ao STF por entender que o Tribunal, ao estender os efeitos da sua decisão para todo o Brasil e não apenas para a sua área de jurisdição, estaria considerando ser inconstitucional artigo da Lei de Ação Civil Pública, segundo a qual uma decisão desse tipo só poderia ser tomada pelo Plenário do Tribunal e não por uma turma específica.

O entendimento do relator do caso no STF, ministro Marco Aurélio Melo, foi divergente. "A interpretação que restringe a aplicação de norma a alguns casos em detrimento de outros não importa em declaração de inconstitucionalidade", disse o ministro na sentença.

A decisão do STF não diz respeito ao mérito da questão – nem o recurso da Anatel foi nesse sentido. O TRF-1 ainda deverá julgar os embargos de declaração da Anatel e, caso a decisão seja mantida, a agência vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!