Net quer convencer Anatel de que compartilhar rede de cabo é inviável

A Net Serviços está tentando convencer a Anatel de que a ideia de impor à operadora, por conta de sua posição no mercado de banda larga, a obrigatoriedade de compartilhamento de rede é, além de inviável tecnicamente, um risco aos investimentos que a operadora pretende fazer no mercado e à própria competição que a operação de cabo da empresa tem proporcionado na banda larga. A Net busca, em essência, conseguir um "feriado regulatório" para suas redes de cabo, similar à exceção que a Anatel dará as novas redes de fibra (até porque boa parte das redes HFC é composta de fibra). O problema da Net é que a Anatel, ao elaborar o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), considerou o grupo Telmex (o que inclui a Net) como detentor de Poder de Mercado Significativo (PMS) no mercado de redes de acesso, tornando compulsório o compartilhamento da rede para velocidades de até 10 Mbps. A inclusão da Net como PMS nesse mercado se deu nos últimos instantes da aprovação do PGMC.

Notícias relacionadas
Segundo apurou este noticiário, o argumento que a Net levou à Anatel é o de que não existe, em nenhum país do mundo, essa obrigação. Na verdade, há três países que impuseram a operadoras de cabo o compartilhamento de rede: Dinamarca (onde a incumbent controla a rede HFC), Hungria e Bélgica, sendo que nos últimos dois casos não há efeitos práticos da obrigatoriedade do unbundling.

Especialistas ouvidos por esse noticiário lembram que a própria Lei do Cabo, de 1995, tinha um mecanismo similar ao unbundling, que previa o compartilhamento de 30% da rede, mas que nunca foi utilizado simplesmente porque era inviável tecnicamente.

Sem frequências

Um primeiro problema, segundo disse a Net à Anatel, é técnico: a rede HFC não comporta o conceito de unbundling, mesmo em se tratando da modalidade intermediária, de bitstream. Isso porque a rede é uma só, compartilhada por todos os usuários, e a distribuição dos sinais se dá por RF, e não por IP. Para compartilhar uma parte da rede, seria necessário separar uma frequência específica para os terceirizados e duplicar equipamentos de roteamento e banda larga, inviabilizando economicamente a rede e a oferta competitiva. A Net hoje não teria frequências disponíveis para segregar uma parte de sua rede para operadores competitivos, pelo menos nas grandes cidades. Onde a rede tem espaço ocioso é justamente onde a operadora acabou de colocar a infraestrutura em pé, ou seja, onde vai começar a competir agora.

Além disso, mesmo que houvesse frequências para compartilhar com outros operadores, seria necessário usar técnicas pouco ortodoxas, como o Cable Modem Steering, algo que nunca foi utilizado em larga escala e, por isso mesmo, seria oneroso e colocaria em risco a estabilidade da rede. Segundo engenheiros ouvidos por este noticiário, mesmo que a rede fosse completamente IP (o que não é o caso, nem deve ser nos próximos dez anos), fazer o unbundling de bitstream seria possível apenas com a quebra dos princípios básicos da neutralidade de rede. Para os operadores de cabo, o investimento em dotar a rede de capacidade para 1 Mbps e 150 Mbps é praticamente o mesmo, diferentemente do que acontece com as redes das concessionárias de telefonia fixa, que compartilharão o obsoleto par trançado, mas não precisam fazer o unbundling de novas redes de fibra que venham a ser construídas.

Competição

Outro ponto crítico colocado pela Net é competitivo: onde a operadora está presente, a penetração da banda larga é 250% maior do que onde a empresa não está; e a velocidade é 170% maior. Ainda que a operadora seja líder no mercado de banda larga, com cerca de seis milhões de acessos, ela não está sozinha em nenhuma praça. E, ao contrário, prevê ampliar em 100% sua cobertura. Isso, contudo, depende do sucesso em realizar os R$ 3,5 bilhões em investimentos previstos, mas ainda não executados, e que podem ser revistos pelo acionista controlador caso as regras de compartilhamento se apliquem às redes da operadora.

Segundo dados levados pela Net à Anatel, o custo de viabilizar o unbundling de bitstream tornaria a oferta competitiva extremamente cara aos competidores. A operadora teria, então, feito um grande investimento sem nenhuma possibilidade de retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!