5% da base de celulares não é identificada pelas operadoras

Cerca de 5% da base mundial de celulares não é identificada pelos sistemas de gerenciamento de terminais das operadoras móveis. Mais precisamente: 4% são terminais sem TAC (número de identificação do modelo) e 1% possuem TAC que não consta das listas oficiais de entidades como a GSMA. Acredita-se que a maioria desses 5% de terminais não identificados sejam aparelhos vendidos no mercado paralelo, ou "grey market". Geralmente são telefones falsificados e provenientes de contrabando. Os dados foram apresentados durante palestra de Paulo Vicente Valente, gerente de especificação de terminais da Vivo, no evento MDM Latin America, nesta quarta-feira, 30, no Rio de Janeiro.
Identificar e configurar remotamente os aparelhos que acessam a rede de uma operadora é importante para realizar uma oferta assertiva de serviços de valor adicionado (SVA), assim como para reduzir as chamadas ao call center. "A biblioteca de terminais deve ser mundial e atualizada mensalmente", recomenda Valente. "Além disso, a plataforma precisa ser flexível, permitindo a atualização manual de um ou outro modelo sem a necessidade de esperar uma nova versão do sistema", complementa o executivo.
Manter essa atualização constante não é tarefa fácil para os fornecedores de plataformas de gerenciamento de terminais (MDM, na sigla em inglês). Estima-se que existam mais de 20 mil modelos diferentes de celulares no mundo e mais de 50 mil TACs (os modelos mais populares demandam mais de um TAC). "Para se ter uma ideia, a Anatel homologou 130 modelos diferentes em 2008. É quase um a cada três dias", disse Valente.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!