Publicidade
Início Teletime Sem vice-presidente, Anatel não delibera nesta semana

Sem vice-presidente, Anatel não delibera nesta semana

Com diversas questões pendentes de análise, o Conselho Diretor da Anatel não irá se reunir nesta semana. O motivo é a ausência do presidente da agência reguladora, embaixador Ronaldo Sardenberg, que está no Peru, em viagem oficial, representando a autarquia na reunião do Fórum Latino-Americano das Entidades Reguladoras de Telecomunicações (Regulatel). Mas a paralisação das atividades do conselho na ausência do presidente não deveria ocorrer. O próprio regulamento da agência prevê a figura de um substituto, exatamente para evitar esse tipo de transtorno. No entanto, desde a posse de Sardenberg, em 2 de julho de 2007, a agência não tem um vice-presidente.
O regulamento da Anatel, editado por meio do decreto 2.338/1997, não fala na figura do vice-presidente da agência reguladora. Mas trata explicitamente da necessidade de escolha de um substituto para assumir a presidência quando o responsável pelo cargo estiver ausente. A previsão está no parágrafo 1º do artigo 21. O nome deve ser escolhido entre os demais integrantes do Conselho Diretor e submetido ao Presidente da República por meio do ministro das Comunicações.
O cancelamento das reuniões por conta de ausências do presidente não tem sido comum. A falta do substituto, na maioria das vezes, tem apenas mexido com a agenda usual da agência. Daí o fato de as reuniões, tradicionalmente realizadas nas quartas-feiras, em várias ocasiões terem sido transferidas para outros dias da semana.

Notícias relacionadas

Sem lista tríplice

Outra pendência que se arrasta há anos é a falta da definição da lista tríplice de substitutos para ocupar vaga no Conselho Diretor enquanto é definido o nome de um novo ocupante para o cargo. A lista deve ser composta, segundo o regimento, por superintendentes ou gerentes-gerais da própria agência e deve ser renovada a cada dois anos. Para ser válido, o documento deve ser publicado via decreto presidencial com os nomes escolhidos entre três candidatos para cada uma das vagas de substituto.
A necessidade de existir uma lista de substitutos se fará presente em breve. Caso o conselheiro Pedro Jaime Ziller não seja reconduzido ao cargo, em novembro o Conselho Diretor da Anatel ficará desfalcado novamente. Segundo fontes, a solução dessas pendências ainda não está formalmente na pauta do Conselho Diretor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile