Grupo de ISPs pede adequações no edital do 5G; MCom diz não haver tempo

Além da visita à Embaixada dos Estados Unidos, a Iniciativa 5G Brasil também procurou o Ministério das Comunicações para pleitear melhores condições para a participação no futuro leilão. O grupo de prestadoras de pequeno porte (PPPs na sigla oficial, mas também chamados da sigla inglesa ISP) se encontrou com o ministro Fábio Faria na semana passada, embora não tenha recebido algum indicativo de que, nesta etapa, seria possível modificar algo no edital. 

O presidente da comissão institucional da iniciativa, Suelismar Caetano, o presidente do conselho, Cleiton Paris, e o presidente da iniciativa, Robson Lima, estiveram em Brasília para uma semana "intensa" com reuniões estratégicas  para a participação no leilão do 5G. Ao serem recebidos pelo ministro, entregaram "estudos técnicos elaborados pelos melhores consultores e especialistas do país, cinco escritórios de advogados, a Inatel e consultores", segundo afirmou Lima, citando investimento de quase R$ 3 milhões para produzir a documentação.

No entanto, persistiu o mesmo posicionamento do governo: a falta de tempo. Segundo a iniciativa, Faria disse que entende o pleito e acha justo, mas não haveria tempo porque é necessário publicar o edital para fazer o leilão em breve. A comissão da Iniciativa 5G, entretanto, argumentou que "não justifica a pressa se, como está o edital, ocorrerá os mesmo erros cometidos no 3G e 4G com obrigações mal cumpridas e entregas mal feitas resultando em multas e TACs que por sua vez só favorece as operadoras". 

Notícias relacionadas

A Iniciativa argumenta que as mudanças são "pontuais e simples de serem incluídas". As sugestões são:

  • viabilizar o agrupamento das faixas de 700 MHz, para licitante que ainda não a possui, com um dos lotes nacionais da faixa de 3,5 GHz;
  • redefinir a ordem de cumprimento de compromissos de abrangência aos municípios para que participantes do leilão tenham a liberdade de "idealizar e implementar o planejamento que melhor lhes aprouver, desde que, no prazo definido pela agência, todas as localidades sejam atendidas";
  • determinar compulsoriamente a efetivação de roaming entre grandes operadoras e novos entrantes visando facilitar a redefinição do planejamento de implantação.

Importante lembrar que a flexibilização do cronograma para cumprimento de obrigações foi uma das alterações sugeridas pelo relatório do ministro Raimundo Carreiro na apreciação do edital do 5G e que foi aprovado no Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU). Resta saber como e se a Anatel vai incorporar isso na versão final do edital, que pode ser aprovada pelo conselho diretor em circuito deliberativo ainda nesta semana.

Em post no Instagram, o presidente da Iniciativa 5G Brasil, Robson Lima, afirmou que, do jeito que está, "o edital não favorece os ISPs".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!