Audiência sobre PLC 79 é cancelada; projeto ainda pode ter desdobramentos

Foto: Steven Goodwin/FreeImages.com

Com a publicação do relatório da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) nesta sexta, 30, rejeitando as emendas do PLC 79, foi cancelada a audiência pública para debater o projeto e que estava prevista para acontecer na próxima terça-feira, 3 de setembro, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. Além dos representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Coletivo Intervozes, na última reunião da comissão haviam sido acrescentados como convidados da audiência os representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Anatel. É a segunda vez que a audiência é cancelada.

Os rumos do PLC 79 a partir de agora

Apesar da pauta ainda não ter sido divulgada, provavelmente o relatório de Daniella Ribeiro será votado na próxima reunião da CCT, prevista para acontecer na quarta-feira, 4 de setembro. Mas existem alguns obstáculos que podem fazer com o projeto ainda não siga para plenário, caso o relatório seja aprovado pela comissão. O primeiro deles é o requerimento do senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentado em junho e que solicita a apreciação do PLC 79/2016 pela Comissão de Assuntos Econômicos – CAE da casa. O requerimento até o momento ainda não foi votado pelo plenário. Nesta semana, o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CAE, mandou um oficio endereçado ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da casa, manifestando apoio ao requerimento de Prates.

Notícias relacionadas

Existe também a possibilidade de os senadores pedirem destaques quando a pauta chegar ao plenário. Os destaques podem ser pedidos de qualquer parte do projeto, podendo inclusive, retomar as emendas já apresentadas e rejeitadas no relatório da senadora Daniella Ribeiro. Ainda existe o debate sobre o projeto no Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional. Na última reunião do pleno ocorrida no começo de agosto, o conselheiro Fábio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da operadora Claro e representante da sociedade civil no Conselho, propôs o acolhimento do pedido do senador Jean Paul Prates (PT/RN), para que a CAE seja ouvida e se manifeste quanto ao impacto econômico que a provação do PLC 79 deve causar. O conselheiro Miguel Matos, também representante da sociedade civil, divergiu porque considera que a proposta deva ser encaminhada para votação em plenário, após a apreciação das emendas apresentadas pelos senadores. O relatório de Andrade ficou para ser votado na próxima reunião do Conselho, dia 2 de setembro. Há ainda um voto em separado da conselheira Maria José Braga, representante da categoria profissional dos jornalistas, que será apreciado nesta mesma reunião e que propõe que o CCS recomende ao Congresso Nacional a acolhida do pedido do senador Prates. A conselheira também pede que o projeto sofra os ajustes no sentido de preencher as lacunas apontadas pela Consultoria do Senado em nota técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!