A rede da Altarede realizou uma prova de conceito (PoC) de convergência IP/óptica, em colaboração da Lumicom. Durante o teste, foi alcançada conectividade de 400G entre Rio de Janeiro e Nova Friburgo e 200G entre Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes.
"O PoC nos permitiu obter resultados práticos em relação à interoperabilidade, gerenciamento e a ativação de serviços utilizando a tecnologia convergente IP/óptica na rede", declarou o CTO da Altarede Corporate, Mario Gulla.
Além disso, a partir do PoC, a Altarede declarou que também obteve boas informações sobre potenciais reduções de custo e eficiências operacionais e de comissionamento.
O teste utilizou os roteadores 5166 da Ciena, equipados com transponders em formato de plugáveis coerentes WaveLogic 5 Nano (WL5n). Os transponders são inseridos diretamente nos roteadores, permitindo a integração das camadas IP e óptica da rede (IPoDWDM).
Segundo as companhias, isso reduz o número de racks, dispositivos, interfaces e conexões necessárias, assim como o espaço físico e a energia consumida, resultando em uma solução mais eficiente, operacionalmente simples e econômica.
O teste, para Altarede e Lumicom, foi proveitoso e demonstrou, em vossas avaliações, a interoperabilidade, sem falhas, da infraestrutura de transporte IP e a rede DWDM da Altarede.