Regulação responsiva pautará a aplicação das multas previstas na LGPD

Waldemar Gonçalves, presidente da Telebrás

O diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD), Waldemar Ortunho, garantiu que a atuação do órgão nas aplicações das sanções administrativas, previstas para entrar em vigor a partir de 1º de agosto, será pautada pelo diálogo com as empresas como forma de buscar um modelo responsivo de regulação da proteção de dados no Brasil.

"Não esperem a ANPD bater na sua porta com um caderno de multas", afirmou Ortunho, durante a live ralizada pela Brasscom nesta quinta-feira, 29. "A nossa ideia sempre é consultar as empresas ao recebermos qualquer notificação, buscarmos todas as informações, conversarmos, para, a partir daí, começarmos uma atuação", acrescentou durante o debate.

"É bem mais fácil se aplicar uma multa e depois passar para a esfera judicial. Acho trabalhosa essa conversação, mas a gente viu, observando outras agências reguladoras, que o efeito de uma regulação responsiva é muito mais positivo", ressaltou Ortunho.

Notícias relacionadas

De acordo com o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, "esse direcionamento está de acordo com a expectativa das empresas e da sociedade civil de que a Autoridade priorize seus esforços na atividade responsiva e orientativa, promovendo a disseminação da cultura da privacidade e adoção de melhores práticas".

Multas já podem ser aplicadas

A partir de 1º de agosto entram em vigor os dispositivos legais que permitem à ANPD aplicar multas e demais sanções administrativas aos agentes de tratamento de dados que infringirem normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!