Inmarsat anuncia constelação de baixa órbita integrada com satélites GEO e 5G

A operadora de satélites Inmarsat anunciou planos para a criação de uma constelação de artefatos de baixa órbita (LEO). Batizada como Orchestra, a frota deve ser integrada aos serviços de satélites geoestacionários (GEO) da companhia e redes 5G terrestres

Até 2026, cerca de US$ 100 milhões serão aportados na fase de desenvolvimento do projeto, com ênfase inicial em componentes de rede terrestres. Já o lançamento dos satélites de pequeno porte ficaria para a segunda metade da década. A intenção inicial da Inmarsat é somar entre 150 e 175 artefatos LEO.

Formada, a constelação poderá fornecer capacidade adicional de dados para áreas de alta demanda, como corredores de voo oceânicos, complementando a cobertura da frota Global Xpress (GX) e em banda L da operadora satelital.

Notícias relacionadas

Redes 5G terrestres devem ser outro elo da cadeia, com estações em pontos específicos como portos, aeroportos, estreitos e canais marítimos fazendo parte da proposta. O serviço de conectividade unificado pretende viabilizar uma "rede mesh dinâmica" que possibilite o uso das diferentes tecnologias de forma automática, mediante a disponibilidade.

"Ao combinar as qualidades distintas de GEO, LEO e 5G em uma única rede, vamos entregar um serviço que é muito maior do que a soma de suas partes", afirmou o CEO da Inmarsat, Rajeev Suri, em comunicado.

Antes de tirar a Orchestra do papel, a operadora tem o lançamento do primeiro satélite Inmarsat 6 previsto para este ano e do segundo, para o ano que vem. Em paralelo, os artefatos de 7 a 10 da frota GX também devem ser colocados em órbita até 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!