Publicidade
Início Newsletter Edital do 5G não deverá passar por nova consulta pública, diz Anatel

Edital do 5G não deverá passar por nova consulta pública, diz Anatel

Presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, acredita que não será necessário fazer grandes ajustes no edital do 5G, a ponto de necessitar de uma nova consulta pública, após a análise do Tribunal de Contas da União. A área técnica da agência já está abordando alguns ajustes pontuais em coordenação com o órgão de contas, em geral referentes a documentação e “questões operacionais de prazos e compromissos”, e por isso a expectativa é que o leilão aconteça até o início de outubro.

Euler entende que, após a deliberação do TCU em reunião extraordinária no próximo dia 18 de agosto e a consequente expedição do acórdão, o edital possa chegar o mais breve possível na Anatel. “Já temos feito de maneira paralela a questão do reajuste do edital, orientado pela área técnica”, declarou ele em live organizada pelo portal Tele.Síntese nesta sexta-feira, 30. 

“Teremos outros ajustes que certamente ocorrerão de recomendações ou decisões do Tribunal. Nada que obrigue uma consulta pública, tampouco que necessite a oitiva da Procuradoria Federal Especializada.” Para tanto, a área técnica já avança com base em um informe do TCU. “Obviamente precisamos saber das recomendações do TCU, mas [a área técnica] submete ao conselho diretor, é designado um novo relator para matéria, e esperamos que possamos aprovar isso em circuito deliberativo o mais breve possível.” 

Notícias relacionadas

Uma vez retrabalhado, o edital poderá ser publicado dentro de 30 dias, divididos em duas janelas de 15 dias: uma para a impugnação administrativa, com a comissão de licitação como responsável; e outra para o prazo de perguntas e respostas. Nesse período de um mês, a Anatel deverá ter toda a parte de mobilização para tratar de eventuais impugnações em nível de administração. 

Assim, segundo Euler e considerando que não haja grandes mudanças demandadas pelo TCU, a esperança é que o leilão ocorra no prazo já aventado pelo Ministério das Comunicações. “Se não for no final de setembro, é no início de outubro”.

Ajustes

Um desses reajustes diz respeito ao prazo para empresas estrangeiras apresentarem a documentação necessária para a participação. Além disso, Euler citou “questões de assinatura dos termos, quando dispara os 300 dias para obrigações para [cobertura de] capitais e estados”, mas não especificou exatamente se estava se referindo a um prazo menor, por exemplo. 

Outro dos novos ajustes menores é o local onde será realizado o leilão do 5G: o espaço cultural na sede da Anatel em Brasília está em reformas, então um novo lugar deverá ser escolhido.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile