Espectro de 6 GHz pode ser dividido entre Wi-Fi 6E e futuras aplicações 5G, diz Anatel

Avaliando condições técnicas sobre a possibilidade de equipamentos de Wi-Fi 6E operarem de forma não licenciada em todo 6 GHz (5,925-7,125 GHz), a Anatel tem ouvido pleitos para que uma banda de reserva de 500 MHz seja instituída na faixa, deixando espaço para uma eventual alocação para 5G no futuro.

A possibilidade foi mencionada nesta quinta-feira, 30, pelo superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram. Durante debate online promovido pelo portal Convergência Digital, Caram lembrou que Conselho Diretor já analisa proposta da área técnica para que em toda a faixa de 6 GHz seja permitido o uso indoor e não licenciado de equipamentos das novas gerações de Wi-Fi.

"Mas caso o Conselho entenda que seja necessário fazer algum tipo de análise para não conceder o 1,2 GHz [inteiro] por agora, ele pode avaliar qual o melhor uso para o espectro", pontuou. Neste caso, a reserva poderia ser considerada para uso licenciado de serviços móveis (IMT) como o 5G. Essa é inclusive uma das pautas a ser discutida na próxima Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC), em 2023.

Notícias relacionadas

Durante o debate, contudo, Caram pontuou que uma grande quantidade de espectro (3,2 GHz) já será leiloada para 5G no certame do ano que vem. Além disso, o superintendente da Anatel lembrou que o uso de 5G em espectro não licenciado (o chamado NR-U, ou New Radio unlicensed) também é possível em 6 GHz.

Indústria

O assunto dividiu representantes de empresas presentes no debate. Mesmo sendo fabricante de equipamentos de Wi-Fi, a Huawei defendeu a banda de reserva para uma eventual análise futura que permita o 5G.

"Nossa posição global é que a parte inferior da banda seja usada em não licenciado, e a parte superior seja deixada em estudos. Se liberar inteira para não licenciado, não tem mais volta, porque não daria para tirar os equipamentos depois", afirmou o diretor de relações governamentais e regulatórias da Huawei, Carlos Lauria.

"O risco é o Brasil ficar isolado caso [outros países] definam por essa banda para 5G no futuro", completou. Lauria lembrou que a banda de reserva é defendida pela grande parte das operadoras móveis.

A Qualcomm, por sua vez, quer o 6 GHz inteiro para uso não licenciado, seja para 5G NR-U ou Wi-Fi 6E. A empresa já tem prontos chips para produtos da nova geração de Wi-Fi e, segundo o diretor de relações governamentais Francisco Giacomini, fabricantes estão apenas esperando a decisão da Anatel para começar a produção local de equipamentos compatíveis.

Provedores regionais

Quem também se manifestou a favor do 6 GHz inteiro para uso não licenciado foi a Associação Brasileira de Internet (Abranet). Presidente da entidade, Eduardo Neger lembrou que, não fosse o uso não licenciado de espectros de 2,4 GHz e 5 GHz, o surgimento dos provedores regionais de Internet não teria sido possível.

"Com o Wi-Fi 6E, há possibilidade de empresas independentes e sem licença SMP criarem novos serviços. Defendemos o uso de faixas não licenciadas, inclusive em ondas milimétricas e white spaces. Quanto mais opções, mais competição e possibilidade de inovação no mercado", afirmou Neger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!