Norma da Anatel avaliará metas de conteúdo nacional

A Anatel aprovou nesta quinta-feira, 30, o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais. A norma visa averiguar se as operadoras móveis estão cumprindo as metas de conteúdo nacional estabelecidas nos leilões das faixas de 2,5 GHz e 700 MHz e tão criticadas por diversos países, inclusive com queixas na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Pelo edital de 4G realizado em 2012 (2,5 GHz), a exigência final de conteúdo nacional aumentava gradativamente, de 60% em 2014 a 70% entre 2017 e 2022, incluindo tanto produtos fabricados no País como tecnologias brasileiras. Já o edital da faixa de 700 MHZ estabelece que, entre 2015 e dezembro de 2016, 65% dos investimentos em bens e produtos de telecomunicações terão conteúdo nacional, 50% de produtos com Processo Produtivo Básico (PPB) e 15% de tecnologia desenvolvida no País. Entre 2017 e 2020, os percentuais sobem para 70%, com 20% de tecnologia desenvolvida no País.

A norma aprovada prevê a apresentação, pelas operadoras, de relatórios anuais e consolidado. A agência, por sua vez, abre um processo de acompanhamento, que deverá resultar na declaração de cumprimento ou não dos compromissos. Além disso, a Anatel deverá realizar auditorias para se certificar da aquisição dos equipamentos.

Notícias relacionadas

O relator da matéria, conselheiro Igor de Freitas, defendia a suspensão das auditorias e a desvinculação dos compromissos da lista previamente estabelecidas no edital. Além disso, queria que os fabricantes declarassem quais dos seus produtos poderiam ser usados para cumprir as metas.

Porém, o que prevaleceu foi o voto do conselheiro Rodrigo Zerbone, que manteve as auditorias nos moldes das que são realizadas em outras agências reguladoras e exclusão de qualquer obrigação para fabricantes. A proposta dele é de que a área de acompanhamento e controle, no desempenho de suas funções, realize verificações de aderência ou não ao PPB, ou às premissas de tecnologia desenvolvida no País, junto aos sistemas mantidos pelo Ministério do Desenvolvimento (MDIC) e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

Além disso, quer a manutenção da previsão do uso do capítulo 85 da NCM e abertura de possibilidade de estabelecimento de listas em cada instrumento de compromisso. "Isso dá segurança jurídica para o administrado, mesmo que não seja uma lista ideal", justificou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!