Anatel aprova reorganização societária da Oi

A Anatel deu aval nesta quinta-feira, 30, para que a Oi conclua a reorganização societária, que inclui a redução de R$ 4,4 bilhões do capital da companhia. Segundo o relator, conselheiro Rodrigo Zerbone, a operação proposta é uma continuação do processo de reorganização anterior.

A operação prevê, principalmente, a incorporação da Telemar Participações (TmarPart) pela companhia. O processo inclui um "tag along" de 100% para ações ordinárias e a limitação de direito a voto para no máximo 15% dos acionistas. Um dos objetivos da companhia com as mudanças é se enquadrar no Novo Mercado da BM&FBovespa.

A redução do capital foi justificada pela companhia com a impossibilidade de arcar com o prejuízo registrado pela Oi em 2014, de R$ 4,1 bilhões. Mas a empresa se comprometeu a reduzir a distribuição de dividendos. Para Zerbone, a redução foi uma boa solução porque gera um resultado mais compatível com a realidade da empresa. "Caso assumisse o prejuízo, a operadora poderia demorar dez anos para recuperar sua contabilidade", disse.

Notícias relacionadas

O relator afirmou que, em função da pulverização das ações, a Anatel deve acompanhar a execução da operação a fim de identificar se será formado um bloco de controle ou não da operadora. Zerbone afirmou que a agência não está considerando ainda a operação como troca de controle.

Prioridade estratégica

Em nota, a Oi afirmou que a anuência concedida hoje pela Anatel é mais um passo no processo de reorganização societária da companhia. "Conforme já anunciado ao mercado, este processo é uma das prioridades estratégicas da companhia este ano e tem por objetivo elevar o patamar de governança corporativa aos mais altos níveis", ressalta.

A companhia afirmou que agora dará sequência às próximas etapas, que consistem em convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a incorporação da Telemar Participações pela Oi; aprovar o novo Conselho de Administração; e abrir o período de conversão voluntária de ações PN em ON, conforme já estava previsto inicialmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!