Eutelsat lançará novo satélite para o Brasil em 2016

A operadora Eutelsat encomendou um satélite especificamente para atender à demanda de vídeo e banda larga nos mercados do Brasil e da América Latina. Segundo informou a empresa nesta terça, 30, a companhia selecionada para fabricar o Eutelsat 65 West A será a Space Systems/Loral (SSL). O equipamento que operará nas freqüências de bandas C, Ku e Ka será lançado no começo de 2016 e deverá ficar na posição orbital 65°W, adquirida no leilão de 2011 por R$ 14 milhões e homologada pela Anatel em junho deste ano.

Notícias relacionadas
Segundo a operadora, o novo satélite pretende prestar serviços de DTH e de acesso à Internet com a banda Ka com alto throughput. A empresa cita também novas oportunidades com a infraestrutura digital para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e prevê uma demanda por transponders entre 2011 e 2016 com crescimento anual médio de 7% na região.

A Eutelsat distribuirá dez transponders de 54 MHz em banda C para cobrir a região ocidental brasileira, de Belém até Porto Alegre; e 24 transponders equivalentes a 36 MHz em banda Ku para duas áreas de serviço, uma delas exclusiva para o Brasil nas cidades litorâneas mais populosas e Manaus, e outro cobrindo a América Latina do Caribe à Patagônia. Além disso, o artefato oferece até 24 feixes de cobertura spot desenvolvidos para servir áreas urbanas e suburbanas mais populosas no território brasileiro, além de poder atender cidades latinas banhadas pelo Oceano Pacífico e a América Central.

A posição 65ºW, diz a Eutelsat, é ideal para serviços de vídeo (o Star One C1 atualmente está nessa posição) e deverá posicionar melhor a empresa no mercado latino-americano. A operadora deverá lançar em 2014 o Eutelsat 3B e, em 2015, o Eutelsat 8 West B – ambos para cobertura na América Latina. O novo satélite Eutelsat 65 West A deverá ter vida útil de 15 anos ou mais e será baseado na plataforma 1300 da Loral.

Evento

A Eutelsat, assim como a Hughes e a StarOne, venceu a disputa por posições orbitais brasileiras na licitação de 2011. As três empresas participam, nos dias 5 e 6 de setembro, do Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado pela Converge Comunicações (que edita este noticiário) no Rio de Janeiro. Lá, debaterão sobre os planos de ocupação dessas posições e as perspectivas para o mercado brasileiro. Mais informações pelo site www.teletime.com.br/eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!