Oi amplia rede Wi-Fi no Rio de Janeiro

A Oi anunciou nesta segunda-feira, 30, a expansão de sua rede de acesso à Internet Wi-Fi no Rio de Janeiro com a instalação de novos pontos de conexão em ambientes externos de grande circulação de pessoas nos bairros da Barra da Tijuca, Centro, Tijuca e Urca. O serviço já está disponível desde o início do ano no Leme, em Copacabana, em Ipanema e no Leblon – bairro onde a cobertura também será ampliada.

Notícias relacionadas
Os locais que serão contemplados com a cobertura da rede Oi Wi-Fi serão o Largo da Carioca, a Rua do Lavradio e as avenidas Almirante Barroso, Rio Branco e Presidente Vargas, no Centro; os condomínios Atlântico Sul e Barramares, na praia da Barra da Tijuca; as praças Saens Peña e Varnhagen, na Tijuca; e o Círculo Militar, na Urca. Além disso, a cobertura do Leblon, hoje presente na orla, se expandirá também para os polos gastronômicos das ruas Conde de Bernadote e Dias Ferreira.

A expansão da rede para pontos de acesso externos será realizada com a instalação de antenas de grande alcance, que atingem distâncias muito superiores aos access points tradicionais. Atualmente, a rede Oi Wi-Fi está presente em 2.200 pontos de acesso disponíveis em todas as regiões do País.

Análise

Está acontecendo no Brasil uma corrida entre as operadoras celulares para a instalação de pontos de acesso Wi-Fi com o objetivo de desafogar o tráfego de dados em suas redes móveis tradicionais. Oi e TIM vêm protagonizando essa disputa, mas Vivo e Claro também trabalham com a mesma estratégia, embora sem grande divulgação ainda. Essa solução só é possível graças à integração com redes fixas de parceiros do mesmo grupo, que fazem o escoamento do tráfego para a rede Internet fixa. No caso da Oi, usa-se sua rede de telefonia fixa; na TIM, o backbone de fibra ótica da Atimus, concentrado no Rio de Janeiro e em São Paulo; na Vivo, a rede fixa da antiga Telefônica, limitada a São Paulo; e na Claro, a rede de cabo da Net e o backbone de fibra ótica da Embratel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!