Modelo da NeoTV prevê também compra coletiva de infraestrutura

A NeoTV está prestes a anunciar um modelo de compra coletiva tanto de conteúdo quanto de infraestrutura para facilitar a entrada de novos operadores no mercado de TV paga. A associação também prevê parceria com operadoras já estabelecidas no mercado de TV paga para facilitar a distribuição de serviços de TV paga convencional e vídeo on-demand (VOD) por pequenos operadores e provedores de Internet interessados neste mercado.

Notícias relacionadas
Este noticiário apurou que a iniciativa deve exigir das pequenas operadoras investimentos menores em headend, softwares e outros equipamentos essenciais para o empacotamento e distribuição do conteúdo televisivo. O princípio é que o operador seja apenas responsável pela licença e pela rede de acesso, deixando toda a parte de empacotamento, negociação contratual, recepção dos sinais entre outras etapas para um agregador. “A intenção é construir uma plataforma única para atender aos ISPs e reduzir o custo fixo”, conta a diretora-executiva da associação NeoTV, Mariana Filizola, sem revelar, entretanto, quem são os parceiros com quem está negociando.

A previsão, segundo ela, é de que o projeto seja finalizado ainda em agosto. “Como muitas dessas empresas são pequenas, a solução é recorrer a sistemas que atendam a várias cidades com compartilhamento de headend e parte da infraestrutura”.

Mariana detalha que a intenção é construir modelos de negócios que reduzam o custo fixo de uma operação de televisão por assinatura para viabilizar a entrada neste mercado de empresas que têm entre 2 mil e 50 mil clientes em cidades de pequeno e médio porte no interior do Brasil.

O novo modelo busca dar aos empreendedores locais a possibilidade de oferecer seus serviços sem a necessidade de investimentos volumosos, que podem chegar a R$ 5 milhões em alguns casos, dependendo do porte da operação.

O assunto é tema de reportagem publicada na revista TELETIME deste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!