Anatel aprova mudança no IST e abre caminho para reajuste

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 30, a reforma do sistema de revisão do índice de Serviços de Telecomunicações (IST). A mudança não tem impacto estrutural na apuração do índice e apenas consolida em um único período trienal duas revisões que eram feitas de forma alternada, de dois em dois anos, no fator que capta as variações inflacionárias do setor. Com a união das revisões, a Anatel passará a reavaliar a composição da lista de custos e da cesta de índices usado para calibrar o IST – do qual fazem parte, por exemplo, o IPCA e o IGP-DI – no mesmo momento, a cada três anos.
A reforma do sistema de apuração do IST deve ser publicada em breve no Diário Oficial da União e permitirá o início formal do processo de reajuste tarifário de 2008. Assim, é provável que a revisão das tarifas do STFC atrase ainda mais neste ano, uma vez que a data base de revisão costuma ser em junho. A agência não decidiu ainda se fará o reajuste considerando 12 meses ou 13 meses decorridos. O uso de 13 meses tiraria uma defasagem que existe há alguns anos no setor.
Sem a definição, a equipe técnica da Anatel divulgou hoje o IST acumulado para as duas situações, já atualizado. Entre maio de 2008 e maio de 2009, o índice acumulado é de 4,98%. Considerando o período de maio de 2008 a junho de 2009, o fator sobe para 5,07%. Segundo os técnicos, o fator de produtividade estaria na casa dos oito pontos percentuais. Com as reduções geradas pela fórmula do Fator X, o redutor pode ficar na casa dos quatro pontos percentuais.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!