O presidente Jair Bolsonaro indicou Alexandre Cordeiro Macedo para a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (CADE). A mensagem enviada ao Senado foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 30.
Alexandre Macedo substituirá Alexandre Barreto de Souza, que encerrou seu mandato em maio deste ano, e terá um mandato de quatro anos.
Alexandre Macedo atualmente exerce a função de Superintendente-Geral (SG) do órgão. Seu mandato na SG encerra em outubro. Fontes ouvidas pelo TELETIME afirmam que o nome de Macedo conta com o apoio do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e é mais um aceno do presidente Bolsonaro ao Centrão. Macedo ainda deverá ser sabatinado pelo Senado.
Atualmente no Cade, tramitam processos importantes envolvendo o setor de telecomunicações, como análise da compra da Oi Móvel pela Claro, TIM e Vivo. A superintendência Geral, posição ocupada por Macedo, é a instância técnica mais relevante do Cade pois é ela quem dá encaminhamento aos principais processos que chegam ao tribunal concorrencial. Nesse sentido, Alexandre Macedo já tem sido interlocutor relevante das empresas de telecomunicações.