SporTV faz primeira transmissão em 4K com Colômbia X Uruguai

O canal SporTV, da Globosat, transmitiu neste sábado, 28, a partida entre Colômbia e Uruguai na Copa do Mundo em formato Ultra HD (4K). A transmissão ao vivo aconteceu através das redes da Oi TV de DTH e da Net, no cabo. Ambas as operadoras promoveram demonstrações para convidados do sinal.

Notícias relacionadas
João César Padilha, gerente de desenvolvimento de TV digital da Net Serviços, conta que a operadora tem cerca de 200 caixas capazes de receber conteúdo em 4K. Além de demonstrações para convidados, a operadora instalou caixas na casa de clientes que já contam com telas 4K e que solicitaram os equipamentos. No total, a operadora de cabo exibiu as partidas em 4K em 150 pontos. “Tivemos um excelente recall. Não há dúvida de que o 4K, havendo conteúdo, será um produto de sucesso”, disse a este noticiário.

A transmissão, feita com sinal gerado pela Fifa, além de câmeras exclusivas do SporTV, impressiona pelo estágio de desenvolvimento da tecnologia. O jogo foi transmitido com edição ao vivo e geração de caracteres e lettering também em 4K, com um pequeno delay em relação ao sinal HD do canal SporTV – embora as imagens não fossem as mesmas transmitidas no canal HD, uma vez que a geração em 4K contou com câmeras exclusivas e enquadramento mais adequado definição maior. Segundo Padilha, o atraso se deve ao processamento da imagem, pois os equipamentos de codificação e decodificação em 4K ainda não têm a mesma velocidade dos encoders e decoders HD.

Além de cerca de 8,3 milhões de pixels por frame, a transmissão da Net foi em 60 quadros com varredura progressiva por segundo, mesmo com alguns modelos de televisores disponíveis no mercado sendo capazes de exibir apenas 30 quadros progressivos por segundo. “Queríamos fazer o teste na melhor qualidade possível”, explica Padilha. Para isso, o canal de transmissão foi de 30 Mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!