Huawei anuncia primeira rede comercial de LTE em 450 MHz

A Huawei anunciou nesta segunda, 30, a assinatura de um contrato para implementação da primeira rede comercial de LTE em 450 MHz do mundo com a operadora finlandesa de serviços móveis Ukkoverkot. O acordo prevê a contratação de solução de rede end-to-end, incluindo estações radiobase (ERBs) e dispositivos, da fornecedora chinesa para a migração de sua rede CDMA que já opera na frequência de 450 MHz naquele país. O objetivo da Ukkoverkot é concluir a cobertura nacional de 4G em 450 MHz até o final do ano.

Notícias relacionadas
O anúncio é importante porque é a primeira rede comercial a ser instalada com a tecnologia desenvolvida graças ao primeiro edital de 4G no Brasil, que incluía a frequência de 450 MHz para a cobertura das áreas rurais. Apesar de as operadoras terem obrigações de cobertura dessas áreas rurais, a Anatel flexibilizou seu atendimento com a possibilidade de utilização de outras frequências e a falta de escala para equipamentos em 450 MHz foi a justificativa das teles daqui para ainda não terem utilizado essa frequência. Há outros países que utilizam CDMA em 450 MHz, como a Rússia, e uma eventual migração para a tecnologia LTE pode dar a escala necessária para que a tecnologia decole.

Segundo cálculos da Huawei, uma ERB de 450 MHz pode cobrir uma área duas vezes maior que a de uma ERB de 800MHz e de até 20 vezes a de um único nó de 2,6 GHz (a primeira frequência utilizada para 4G no Brasil). "Isso reduz drasticamente o investimento na rede e o tempo para o lançamento do serviço no mercado, tornando a LTE 450MHz a melhor opção para a banda larga sem fio", diz a fornecedora em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!