InCor, Cisco e MCTI chegam a 50 cirurgias pediátricas teleorientadas

Cirurgia Hospitais
Foto: Pexels

A Plataforma de Telemedicina para Teleorientação de Ato Cirúrgico (TAC), desenvolvida pelo InCor (Instituto do Coração) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Cisco Brasil, alcançou 50 cirurgias cardíacas de alta complexidade em crianças com cardiopatia congênita.

Implementada em 2022, a solução utiliza videoconferência de alta resolução e recursos de Internet das Coisas (IoT) para conectar especialistas de São Paulo a equipes médicas na Paraíba, Maranhão e Minas Gerais, permitindo a orientação de cirurgias em tempo real.

Além de ampliar o acesso a cirurgias em regiões distantes de centros de referência, a plataforma grava e armazena os procedimentos para ensino e capacitação. O sucesso da TAC em cirurgia cardíaca pediátrica levou à sua adaptação para pacientes adultos, visando reduzir deslocamentos e garantir acesso a cuidados especializados.

Notícias relacionadas

Este projeto, parte do programa Brasil Digital e Inclusivo da Cisco, exemplifica como a tecnologia e parcerias públicas-privadas podem modernizar a saúde e combater desigualdades regionais, afirma a fornecedora de tecnologia.

"Estamos transformando em realidade a visão das telecirurgias colaborativas. Essa experiência mostra que a tecnologia pode ser um instrumento real de inclusão, ampliando a capacidade de atendimento do sistema de saúde e ajudando a salvar vidas", destaca o diretor de Digitalização da Cisco Brasil, Rodrigo Uchoa.

"Estamos satisfeitos em ter desenvolvido uma solução que intensifica a colaboração técnica e fortalece outras habilidades não-técnicas (soft skills) entre centros cirúrgicos de diferentes regiões do Brasil. A continuidade deste projeto representa um ganho sob a ótica da saúde pública, agregando inovação e eficiência ao nosso SUS", enfatiza a Gerente de Inovação do InCor e uma das idealizadoras da iniciativa, Dra. Rosangela Monteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!