A ferramenta de notificação de emergências Defesa Civil Alerta entrará em operação na região Nordeste a partir do dia 18 de junho, confirmaram os órgãos que participam da iniciativa nesta sexta-feira, 30, incluindo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Antes do lançamento oficial para toda a região, 36 municípios, incluindo as capitais nordestinas, vão participar de uma etapa de demonstração do sistema. Os alertas de demonstração serão emitidos a partir de 14 de junho – confira a lista de cidades que participam da fase de testes abaixo.
Em nota, a Anatel destacou que a etapa preliminar de implantação tem o objetivo de "familiarizar a população com o funcionamento do sistema", que já opera nas regiões Sul e Sudeste.
Inclusive, desde que entrou em operação, o Defesa Civil Alerta já emitiu 376 mensagens emergenciais, das quais 57 foram classificadas como extremas. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento em todo o País até o fim deste ano.
Confira, a seguir, as 36 cidades que receberão alertas de demonstração.
Alagoas
- Maceió
- Marechal Deodoro
- Pilar
- São Luís do Quitunde
Bahia
- Salvador
- Ilhéus
- Vitória da Conquista
- Santa Cruz
- Cabrália
Ceará
- Fortaleza
- Aquiraz
- Caucaia
- Uruburetama
Maranhão
- São Luís
- Paço do Lumiar
- Trizidela do Vale
- Imperatriz
Paraíba
- João Pessoa
- Alagoa Nova
- Itatuba
- Coremas
Pernambuco
- Recife
- Jaboatão dos Guararapes
- Caruaru
- Ipojuca
Piauí
- Teresina
- Uruçuí
- Picos
- Esperantina
Rio Grande do Norte
- Natal
- Parnamirim
- São Gonçalo do Amarante
- Extremoz
Sergipe
- Aracaju
- Barra dos Coqueiros
- Estância
- Lagarto
Como funciona
O sistema funciona com base na tecnologia cell broadcast e visa a emitir alertas de emergência sobre áreas em risco de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e vendavais. As mensagens aparecem como notificações pop-up na tela do celular, se sobrepondo ao conteúdo visualizado pelo usuário.
Não é necessário cadastro prévio para receber os alertas, pois são enviados automaticamente para todos os dispositivos compatíveis na área de risco. Em caso de risco extremo, a notificação é acompanhada de um sinal sonoro, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.