A TIM Brasil anunciou que alcançou a marca de 100% de cobertura 5G em três capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Rio Branco (AC) e Palmas (TO). Segundo a operadora, isso significa que todos os bairros dessas cidades contam com antenas compatíveis com a quinta geração de redes móveis.
Segundo a empresa, a iniciativa tem o potencial de beneficiar os mais de 1,6 milhão de habitantes distribuídos nas três capitais. Em nota, a TIM afirmou que esse investimento reforça o compromisso da tele democratização do acesso à conectividade rápida, inclusão digital e desenvolvimento econômico em todas as regiões do Brasil, "inclusive no Centro-Oeste, Norte e em cidades de menor densidade populacional".
"A tecnologia já está impactando positivamente áreas como educação, saúde, mobilidade e o agronegócio, e seguirá gerando novas oportunidades", contou o diretor de engenharia da TIM Brasil, Homero Salum.
5G da TIM
Juntas, as três capitais somaram 558 mil assinantes de 5G em março. Desse total, 299 mil estavam na base da Claro, 181 mil na da Vivo e 77 mil na da TIM — apesar de a empresa contar com a segunda maior infraestrutura de quinta geração móvel nas localidades.
No painel de consulta de outorgas e licenciamento da Anatel, até o final de abril deste ano, a TIM aparecia como a operadora com o maior número de estações rádio base (ERBs) 5G em Palmas — 50 no total, contra 48 da Claro e 47 da Vivo.
Esse cenário, no entanto, não se repete em Campo Grande e Rio Branco, embora os números entre as operadoras sejam próximos nessas cidades.