Telefónica aprova distribuição de dividendos para acionistas

A Telefónica aprovou nesta sexta, 30, em assembleia geral de acionistas em Madri, na Espanha, as propostas do board de diretores de distribuição de dividendo de 0,75 centavos de euro por ação em 2014. O primeiro tranche de 0,35 euro será distribuído no quarto trimestre como scrip dividend (notas promissórias passíveis de desconto antes da maturidade), que será completado no segundo trimestre de 2015 com o pagamento em dinheiro de 0,40 euro por ação.

Notícias relacionadas
O chairman executivo do grupo espanhol, Cesar Alierta, afirmou em comunicado que a empresa conseguiu "progresso considerável no processo de transformação da companhia, atingindo os objetivos estabelecidos para o ano: retorno de crescimento orgânico de receita, a estabilização progressiva das margens e a melhora de nossa flexibilidade financeira". Alierta diz ainda que a remuneração para acionistas para 2014 seria a maior lucratividade por dividendo (6,2%) entre as companhias de telecom.

A Telefónica explica que houve um aumento de 16,1% no valor das ações durante o ano. Combinado com a política de dividendos, isso representou uma lucratividade para os acionistas de 19,6% em 2013. A companhia ainda ressalta a redução da dívida líquida de 5,878 bilhões de euros no ano "como resultado de uma geração sólida de caixa e o gerenciamento eficiente de nossos ativos", o que permitiu à operadora focar em mercados-chave. Segundo dados de março, a dívida líquida da empresa era de 42,724 bilhões de euros.

O comprometimento com o crescimento em longo prazo continuou no ano, já que a companhia afirma ter feito "progresso considerável na transformação de suas redes e sistemas" por conta de um investimento de 9,3 bilhões de euros no período. A Telefónica agora pretende continuar na transformação em uma empresa digital, que inclui novos desafios como "adaptar políticas públicas a essa nova realidade". Alierta diz no comunicado que essas novas políticas precisam ser flexíveis, além de garantirem isonomia para todos os agentes no ecossistema digital. Ele ressalta a importância da harmonização das regulamentações na Europa, citando a agenda digital da Comissão Europeia.

Além da aprovação do pagamento de dividendos, a assembleia ainda aprovou resoluções, como a correspondência anual em 2013, o poder renovado para os diretores emitirem debêntures, bonds, notas promissórias e outros títulos, e a aquisição de ações de tesouro diretamente ou por meio de companhias do grupo. Outro plano de longo prazo foi também aprovado para dar ações da Telefónica S/A para executivos do grupo, além da venda dos papéis para funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!