Tráfego de internet no mundo cresce 4 vezes até 2016, diz Cisco; no Brasil, cresce 8 vezes

A Cisco divulgou nesta quarta, dia 30, a mais recente versão do Virtual Network Index (VNI), que é o levantamento sobre tendências de tráfego de internet mais utilizado pelo planejamento das operadoras de telecomunicações. O VNI anunciado hoje traz os dados de 2011 e as projeções para 2016. E o principal achado do estudo é que justamente em 2016 as redes de Internet no mundo devem trafegar o volume inédito de 1,3 Zettabytes de dados. É difícil mensurar o significado desse número. Para simplificar, a Cisco diz que esse é o volume equivalente a 10 vezes o que foi trafegado em 2008, ou quatro vezes o que foi trafegado em 2011 (370 Exabytes).

Notícias relacionadas
No Brasil, a previsão da Cisco é que o crescimento do tráfego aconteça em um fator de 8 vezes até 2016.Os impulsionadores do tráfego global são a multiplicação por quatro da velocidade da banda larga, o conteúdo mais rico em vídeo, o aumento no número de usuários de Internet (devem chegar a 3,4 bilhões em 2016) e o aumento no número de dispositivos conectados (19 bilhões em 2016, segundo a previsão da Cisco). Metade dos dispositivos conectados estará na Ásia/Pacífico, e apenas 8% estarão na América Latina, e cerca de 617 milhões no Brasil (em 2011 eram 331 milhões de dispositivos conectados).

Um dispositivo que terá um impacto especialmente forte nas redes de banda larga são as TVs conectadas, que tendem a consumir quatro vezes mais dados do que um PC convencional, diz a Cisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!