Redução do Fistel pode ser votada no Senado semana que vem

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado pode deliberar na próxima terça-feira, 5, sobre o Projeto de Lei 430/2014, que prevê mudanças nos cálculos dos Fundos de Fiscalização das Telecomunicações (FFT) e de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A proposta prevê a redução para 3,3% da alíquota da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF). Atualmente, o valor da TFF corresponde a 33% do montante fixado para a Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), nos termos do 8º da Lei 5.070, de 7 de julho de 1966, que cria o Fistel, e do parágrafo único do art. 38 da Lei 12.715, de 17 de setembro de 2012, que contém semelhante disposição.

Notícias relacionadas
Por outro lado, o Projeto de Lei do Senado (PLS) aumenta a receita do Fust, passando de 1% para 3% a contribuição sobre a receita operacional bruta das prestadoras de serviços de telecomunicações. Para tanto, altera a redação do inciso IV do art. 6º da Lei 9.998, de 17 de agosto de 2000.

O PLS também pretende reduzir o valor da TFI das estações terrenas de pequeno porte utilizadas nos serviços de acesso à Internet por satélite, como forma de estimular o atendimento das localidades mais isoladas. O PL foi apresentado pelo ex-senador Abílio Diniz e está sendo relatada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA).

Pinheiro lembra que "a receita do Fust poderia ser aumentada simplesmente com a majoração da contribuição incidente sobre a receita operacional bruta das empresas de telecomunicações, o que, todavia, penalizaria demasiadamente o setor que já convive com uma elevada carga tributária. "Assim, deve-se louvar a solução antevista pelo autor da iniciativa que prevê, em contrapartida à ampliação dos recursos do Fust, uma correspondente redução das receitas arrecadadas para o Fistel, medida plenamente viável, diante do expressivo superávit registrado por este fundo, que é utilizado apenas para custear as atividades da Anatel", destaca.

O relator também acata a proposta de redução da taxa de fiscalização incidente sobre as instalações terrenas de pequeno porte, "o que certamente contribuíra para a expansão do acesso à Internet por meio de satélite, o que é fundamental para o atendimento das localidades mais remotas. A iniciativa, portanto, representa uma importante contribuição para expandir e democratizar o acesso aos serviços de telecomunicações no Brasil", ressalta.

Não foram apresentadas emendas ao projeto. Após tramitar por esta Comissão, a matéria seguirá à Comissão de Assuntos Econômicos, para deliberação terminativa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!