América Móvil investirá R$ 8 bilhões no Brasil em 2015

Recentemente, a Claro S/A – empresa de capital aberto que abrange Claro, Embratel e Net – divulgou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que investiu em 2014 um total de R$ 13,073 bilhões para as operações do grupo América Móvil no Brasil. Nesta quinta-feira, 30, o presidente da operadora móvel, Carlos Zenteno, declarou que o aporte previsto para este ano no País seria significativamente diferente: R$ 8 bilhões. Mas ele insiste que não se trata de redução, mas de um "novo ciclo".

Notícias relacionadas
"Temos investimentos que cruzam vários ciclos; eu não compararia (o valor) com o do ano passado", disse Zenteno em encontro com jornalistas na sede da Claro em São Paulo. Ele confirma que os R$ 8 bilhões serão destinados para as áreas de costume, como infraestrutura, sistemas, cobertura 3G e 4G e metas rurais (no Norte, Bahia e interior de São Paulo).

O executivo insistiu que a cifra menor não representa um recuo, alegando também que o montante do ano passado considerava o preço das licenças do leilão de 700 MHz em setembro – a Claro ficou com o Lote 1 por R$ 1,947 bilhão, ou 1% a mais que o preço mínimo. "Não é uma redução de investimento, são ciclos completos", diz. Zenteno reconhece ainda que o cenário macroeconômico brasileiro para este ano pode ser desafiador, mas acredita que "momentos difíceis são momentos de oportunidades".

De qualquer forma, vale lembrar que em outubro do ano passado, o CEO da América Móvil, Daniel Hajj, já havia declarado que o investimento para o Brasil poderia ficar em cerca de R$ 8,5 bilhões. Depois, em fevereiro, Hajj afirmou que o montante poderia ser menor, dependendo da situação econômica brasileira e o consequente impacto na geração de receita. Para efeito de comparação, somente para a operação móvel no País em 2014, a controladora mexicana destinou R$ 6,3 bilhões, o que não incluía despesas com leilão ou com gastos de limpeza da faixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!