Minicom quer fazer "road show" para atrair novos players no leilão

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o Minicom pretende fazer um "road show" para atrair novos players para o Brasil com o leilão de 700 MHz. "Nós estamos pensando em fazer um road show, dar uma circulada. Recebemos o chanceler da China e nós dissemos para eles darem uma avaliada no leilão".

Notícias relacionadas
O ministro, juntamente com o presidente da Anatel, João Rezende, participou de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, convocada para tratar dos preços do serviço.

Segundo Bernardo, a ideia é que representantes do Ministério e da Anatel estejam juntos nessas apresentações junto a investidores e operadoras inicialmente da Europa e dos EUA. "Estamos discutindo a Ásia também", afirma. A presidenta Dilma Rousseff, segundo o ministro, já deu o sinal verde para as viagens.

Ainda não está definido se será uma reunião única com vários interessados ou reuniões separadas, mas Bernardo afirma que o governo já foi procurado por bancos interessados em conhecer melhor as regras do leilão.

O leilão de 700 MHz é visto como uma grande oportunidade para atrair novos palyers para o mercado brasileiro. Primeiro porque as projeções são de que a banda larga ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. Segundo, porque no leilão de 700 MHz não há as obrigações de cobertura de áreas rurais como houve no leilão de 2,5 GHz. Assim, o novo player pode escolher as áreas que ele quer entrar sem precisar investir em outras áreas sem retorno econômico.

Questionado se a indenização prevista para a radiodifusão poderia ser uma dificuldade para a entrada de novos players, o ministro afirmou que esse valor já será conhecido e será "descontado" do preço mínimo das faixas. Segundo Bernardo, a expectativa de arrecadação é de R$ 7 a R$ 8 bilhões, a depender da competição que pode haver no leilão.

A Anatel dividiu a faixa em três lotes nacionais e um quarto lote foi dividido em quatro áreas: a área 1 nacional, a área 2 correspondente à região da CTBC, a 3 correspondente à área da Sercomtel e a 4, também é nacional, com exceção das áreas da Sercomtel e CTBC. A consulta pública do edital deve se iniciar na próxima sexta, 2 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!